Corpo Leve e em Equilíbrio

PhD em nutrição dá dicas de alimentos
 

Manter uma alimentação balanceada nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando a opção de uma ou mais refeições acabam sendo os famosos fast food e comidas industrializadas. Para alcançar o verdadeiro equilíbrio do corpo e manter o organismo saudável e no peso certo, a PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, doutora Andrea Dario Frias, indica alguns alimentos fáceis de incluir na nossa rotina diária e que fazem muito bem à saúde.

Segundo a especialista, a alimentação inadequada, regada a excessos, muitas vezes sobrecarrega o organismo e o deixa mais vulnerável a adquirir algum tipo de mal estar ou até mesmo doença. “O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar, sódio e gorduras saturadas ou do tipo trans, ou ainda que apresentam excesso de aditivos químicos como conservantes e corantes artificiais, pode causar reações que agridem as nossas células e desencadear alterações que certamente prejudicarão a saúde física e mental ao longo da vida”, comenta Andrea. A presença ou até mesmo a quantidade dessas substâncias pode ser monitorada facilmente, pois os rótulos de alimentos e bebidas trazem este tipo de informação na lista de ingredientes ou tabela nutricional.

De acordo com Andrea uma alimentação desintoxicante acaba sendo uma importante aliada para quem deseja manter o corpo leve e em equilíbrio e pode amenizar o estrago que esses excessos e toxinas causam às nossas células. “A desintoxicação não é voltada especificamente para o emagrecimento. Uma alimentação desintoxicante tem o objetivo de facilitar a saída de impurezas que não farão bem ao organismo. A perda de peso é conseqüência de um corpo mais saudável”, explica a especialista.

Para isso, alguns alimentos funcionais se transformam em elementos-chave para alcançar o equilíbrio do organismo.

“O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos altamente processados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, açúcares e gorduras prejudiciais à saúde, como as gorduras animais e gorduras trans. É importante também manter distância de alimentos que contenham corantes artificiais, conservantes e aqueles que empregam o uso excessivo de agrotóxicos, por exemplo” alerta a pesquisadora.

Andrea dá dicas de alimentos que auxiliam no processo de desintoxicação: “A linhaça dourada é uma importante aliada, pois é rica em fibras e fonte natural de nutrientes como omêga 3, lignanas e antioxidantes. As fibras ajudam a arrastar várias substâncias nocivas à saúde, como o colesterol por exemplo, e os demais nutrientes ajudam a neutralizar a ação de radicais livres e auxiliam tanto na renovação celular como na melhora do funcionamento do intestino”, indica.

Já os chás a base de Camellia sinensis, mais conhecidos como Chá Verde, Branco, Vermelho e Amarelo são fontes de polifenóis conhecidos como catequinas – substâncias que apresentam poder antioxidante superior ao das vitaminas C e E. “Além de serem diuréticos, o que ajuda na eliminação de impurezas, estudos mostram que a ingestão diária dessas bebidas é capaz de reduzir o risco de várias doenças, além de acelerar o metabolismo, facilitar a queima de gordura e aumentar as defesas imunológicas”, acrescenta.

Doutora Andrea ressalta ainda que já é possível encontrar versões em pó desses chás, conhecidas como chás solúveis que são livres de açúcar, conservantes e corantes artificiais.

         Os polifenóis presentes nesses chás podem também atuar como neutralizadores de radicais livres devido ao seu alto poder antioxidante. “Como a atividade metabólica natural do nosso corpo acaba produzindo uma espécie de lixo metabólico que nem sempre o organismo consegue eliminar devidamente, os polifenóis representam uma fonte viável de eliminação desse lixo metabólico tornando mais lento até o processo de envelhecimento celular”, finaliza.

         Os polifenóis e outros fitoquímicos com ação antioxidante estão presentes também na soja, uva e vinho tinto, amora, maçã, entre outros alimentos do reino vegetal.    

A indicação dos chás solúveis é o consumo entre 1 a 2 xícaras diárias para obter todos os seus benefícios.    

Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa

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