Crianças da Providência e da CDD ganham livro

Crianças da Providência e da CDD ganham livro
 

Moradores das UPPs visitam a Bienal

A XV Bienal do Livro Rio recebeu na manhã desta terça-feira a visita de crianças de comunidades carentes ocupadas pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Cerca de 70 meninos e meninas das UPPs da Providência e Cidade de Deus passearam pelos três pavilhões do Riocentro. Nesta quinta e sexta, será a vez dos leitores mirins das UPPs do Andaraí, Macacos, Morro Azul, Santa Marta, Escondidinho/Prazeres e Jardim Batan. A visita é um projeto conjunto entre Firjan e XV Bienal do Livro Rio, iniciativa do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livro) em parceira com a Fagga | GL exhibitions, para democratizar o acesso ao livro e estimular o hábito da leitura.

Durante o passeio, os visitantes mirins foram ao espaço Maré de Livros, uma área lúdica completamente interativa de 475m² em que crianças, adolescentes e adultos têm a oportunidade de montar frases e ler pequenos trechos de livros ao clicar em monitores touchscreen. Além disso, as crianças tiveram a chance de dialogar com a autora Laura Bergallo e ler trechos do livro Operação Buraco de Minhoca (Editora DCL), que foi distribuído pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola 2011 (PNBE 2011) para as escolas públicas de todo o país. No fim, cada um ganhou um livro do Espaço de Leitura do Ministério da Educação (MEC).

Para Rogéria Vilela, mãe de Marta, moradora da Cidade de Deus, a visita à Bienal é uma grande oportunidade para inserir a leitura no cotidiano da filha. “É importante incentivar os jovens a ler, por isso eu fiz questão de trazê-la aqui", disse a instrutora de informática do SESI. Para Sônia Souza, também moradora da comunidade da Zona Oeste, os filhos Carol, de 12 anos, e João, de 16, já adquiriram o hábito da leitura. Ela os trouxe pela segunda vez. "Eles adoram leitura. Se perguntar o que eles preferem, livro ou computador, ambos escolhem o livro". Entre as crianças, Amauri Nascimento da Cruz, 10 anos, morador da Providência, era um dos mais empolgados com a visita. “Nunca tinha vindo na Bienal. Gostei muito, quero vir de novo. Vou ler mais agora”, disse Amauri.

A XV Bienal do Livro Rio, uma iniciativa do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livro) em parceira com a Fagga | GL exhibitons, acontece no Riocentro até o dia 11.

 

Fonte: Fagga

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.