Início Plantão Barra Crivella acompanha os trabalhos de equipes da prefeitura em área afetada pela...

Crivella acompanha os trabalhos de equipes da prefeitura em área afetada pela chuva

 

 

 

Na manhã de quarta-feira, dia 21 de junho, o prefeito Marcelo Crivella esteve na Rua Cosme Velho, na Zona Sul, onde um deslizamento de terra interditou parcialmente a via. O desmoronamento, que aconteceu nessa madrugada, foi provocado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade desde o início da tarde de ontem. O prefeito acompanhou o início dos trabalhos de remoção do entulho.

 

– Esse foi o principal desabamento na cidade. E nós estamos tomando todas as providências. Mobilizamos as equipes da prefeitura para atuar desde o início do temporal em várias regiões da cidade – disse Crivella.

 

 

O barranco de aproximadamente 30 metros quadrados deslizou às 2h dessa quarta-feira. Uma retroescavadeira e caminhões da Comlurb foram acionados para liberar a rua. Agentes de trânsito da CET-Rio orientam os motoristas que passam pelo local. A previsão é que o sentido Cosme Velho-Laranjeiras seja liberado até o final da manhã.

 

Com a chuva de ontem, o Sistema Alerta Rio registrou o recorde de chuva de uma estação, em um dia do mês de junho, dos últimos 20 anos. A estação do Alto da Boa Vista registrou 247 mm de chuva, da 0h às 23h59 desta terça-feira. O maior volume registrado em uma estação pluviométrica no mês de junho, em um único dia, havia sido em 2006, na Barra/Riocentro (154, 2 mm – jun/2006).

 

 

Em apenas oito horas, 11 estações pluviométricas registraram maior volume de chuva do que o esperado para todo o mês de junho. São elas: Saúde, Jardim Botânico, Santa Teresa, Laranjeiras, Recreio, São Cristóvão, Jacarepaguá/Cidade de Deus, Ilha do Governador, Grajaú, Tijuca/Muda e Barra/Riocentro. Os altos índices pluviométricos associados à ressaca e à maré alta dificultaram o escoamento da água em vários bairros da cidade.

 

– Foi um desafio inesperado no mês de junho. Nunca choveu tanto. A previsão é que à tarde não tenha mais chuva e a maré baixe, que é importantíssimo para o escoamento da água pluvial – completou o prefeito.

 

 

A cidade está em Estágio de Atenção por conta das chuvas desde as 23h45 de segunda-feira (19/06). Além da mobilização das equipes, o Centro de Operações intensificou envio de comunicados para a população, com recomendações de segurança, informações em tempo real sobre os impactos e as condições do tempo.