Início Plantão Rio Curso de Metrologia Forense e Qualidade Avançado

Curso de Metrologia Forense e Qualidade Avançado

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Polícia Civil de Estado do Rio de Janeiro, promove o Curso de Metrologia Forense e Qualidade – Avançado, no período de 20 de setembro a 1º de outubro.
 
O curso ocorrerá na Sede do INMETRO, Campus de Xerém, Duque de Caxias (RJ) e na Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro. O público-alvo é formado pelos profissionais que atuam diretamente em laboratório de perícias ou na gestão de laboratórios forenses.
 
O objetivo do curso é introduzir os conceitos básicos sobre metrologia e qualidade, permitindo aos peritos a implantação de sistemas de gestão de qualidade em laboratórios forenses que buscam futuro reconhecimento e padronização de metodologias.
 
Atualmente, a metrologia se tornou uma ferramenta indispensável à melhoria de produtos e serviços. Conceitos como confiabilidade, credibilidade e qualidade são indispensáveis nos processo judiciais, que recorrem às análises laboratoriais para a fundamentação das provas. Por essa razão, é cada vez maior a difusão sistemática da cultura metrológica no meio pericial o que reforça a necessidade de oferecer preparação adequada dos profissionais.
 
O curso proporciona a disseminação do conhecimento de tecnologias de medição, que é essencial para implantação de sistemas de gestão da qualidade e futura aceitação dos laboratórios forenses no Brasil.
 

Fonte: Assessoria