Curso para profissionais do Estado

Fundamentos Teóricos para gestão de documentos
 

Dentro do Programa Estadual de Gestão de Documentos (PGD-RJ), coordenado pelo Arquivo Público, órgão da Secretaria da Casa Civil, nos próximos dias 7 e 8 (quarta e quinta-feira) de abril, de 9 às 17 horas, será realizado, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), o curso Fundamentos Teóricos para Elaboração dos Instrumentos de Gestão de Documentos.

A iniciativa é dirigida aos profissionais das 115 comissões de avaliação de documentos instaladas pelo PGD e que reúne cerca de 250 funcionários públicos, representando todos os órgãos da administração pública estadual.

O curso tem por finalidade disseminar conhecimentos adequados para gestão da informação em secretarias e órgãos do governo, qualificar profissionais para atuarem eficientemente em arquivos, orientar no que diz respeito à classificação e avaliação, com destaque para a identificação dos tipos documentais e a compreensão do seu contexto de produção e apresentar os instrumentos básicos da gestão de documentos.

Desde o ano passado, o PGD-RJ vem capacitando funcionários em todos os órgãos públicos para a administração de arquivos, o que permite ver um horizonte renovado no circuito de informação do estado, além de garantir um melhor controle da produção e tramitação de documentos e reconhecer o valor histórico do patrimônio arquivísitico estadual.

Na primeira convocação, em maio de 2009, servidores das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão, Fazenda e Casa Civil, da Procuradoria Geral do Estado, do Procon e do RioPrevidência, participaram do curso preparatório para a implantação do PGD-RJ, que ministrou aulas de Legislação Arquivística, Programa de Gestão de Documentos, Identificação Arquivística, Avaliação de Documentos e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. O secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, é o convidado para fazer a abertura do curso Fundamentos Teóricos para Elaboração dos Instrumentos de Gestão de Documentos no TCE, situado na Praça da República 54 e 56.
 

Fonte: Gov Estado Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.