Início Plantão Rio CVTs passam a oferecer mais vagas por ano

CVTs passam a oferecer mais vagas por ano

Mais de 35 mil vagas em cursos profissionalizantes ao longo do ano. É o que o Estado do Rio de Janeiro passará a oferecer nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) com a inauguração de mais três unidades.
 
O CVT Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, será aberto na próxima quarta-feira, dia 16, e terá capacidade para formar 1.406 alunos a cada ano, em áreas como construção civil, serviços de manutenção, informática e moda.
 
As unidades de Miracema, no Noroeste do Estado, e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, serão inauguradas na quinta-feira, dia 17, com capacidade para formar 1.020 e 1.206 alunos por ano, respectivamente.
 
Em Miracema, haverá cursos de construção civil e informática. Já em São Pedro da Aldeia, além dessas duas áreas, serão oferecidos cursos de panificação, idiomas com ênfase em conversação e também serviços de manutenção.
 
As inscrições para as primeiras turmas das três unidades se encerraram na última sexta-feira, com mais de quatro mil inscritos para 1.413 vagas. A partir de maio, com o término dos cursos de menor duração, novas turmas serão formadas.
 
– Os CVTs são escolas profissionalizantes maismodernas e oferecem cursos de acordo com a demanda econômica de cada região, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho – explica o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
 
Com a inauguração das novas unidades, o estado passa a contar com 27 CVTs. São oferecidos 88 cursos a partir do Ensino Fundamental – a idade mínima e a escolaridade variam. Algumas unidades oferecem também cursos técnicos e a oportunidade de retomada dos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo. Os alunos das escolas instaladas em cidades com bilhetagem eletrônica têm direito ao RioCard para comparecerem às aulas.
 
Engenho Novo
Endereço: Rua Dois de Maio s/nº
Cursos: Eletricista Predial, Instalador Mecânico de Ar Condicionado, Encanador/Bombeiro Hidráulico, Instalação e Manutenção de Sistemas Prediais de Gás, Corte Enfesto e Industrial, Montagem e Manutenção de Computadores, Informática II, OSC/ORA/URA, Refrigeração, Bordado e Customização e Modelagem/Corte/Costura
Miracema
Endereço: Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares 454, Centro 
Cursos: Eletricista Predial, Bombeiro Hidráulico, Serralheiro em Alumínio, Serralheiro em Ferro e Informática II
São Pedro da Aldeia
Endereço: Rua A, s/nº, Parque Nova São Pedro 
Cursos: Massas Salgadas, Patisserie, Panificação, Eletricista Predial, Instalador Mecânico de Ar Condicionado tipo Split, Bombeiro Hidráulico, Inglês Básico com Ênfase em Conversação, Espanhol Básico com Ênfase em Conversação, Informática I e Refrigeração

Fonte: CVT