Início Plantão Rio Desfile das Campeãs do Carnaval tem esquema especial de trânsito

Desfile das Campeãs do Carnaval tem esquema especial de trânsito

A Prefeitura do Rio montou um esquema especial de trânsito para sábado, dia 13 de fevereiro, dia do desfile das escolas campeãs do carnaval.  A partir da meia noite serão fechadas as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

 

mangueira_alexandre_durao-g1_dsc_9911
Agência O Globo

Às 13h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca. O fluxo de veículos, em direção ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

 

Às 14h será interditada a Av. Trinta e Um de Março; Às 17h será interditada a Rua de Santana e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca no setor ímpar.

 

Desvio de tráfego

Procedentes da Praça da Bandeira e/ou Tijuca com destino ao Centro

  • Até às 15h deverão seguir pela Av. Presidente Vargas, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Carmo Neto, Rua Heitor Carrilho, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

 

  • Entre 15h e 17h deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

 

  • Entre 17h e 19h30 deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

 

  • Após as 19h30 deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.  

 

Procedentes do Centro pela Rua Visconde do Rio Branco (Praça Tiradentes), com destino à Tijuca

 

  • Deverão seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas.

 

Procedentes da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca

 

  • Até às 17h deverão seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas ou pela Av. Salvador de Sá;
  • Após as 17h deverão seguir pela Rua 20 de Abril, Praça da República e Av. Presidente Vargas.

· Procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro

  • Até às 17h deverão seguir pela Av. Presidente Vargas;
  • Após às 17h deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha ou seguir pela Rua Equador, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Av. Passos e Av. República do Paraguai.

 

  • A Via Binário do Porto, no sentido Centro, será interditada de 01h às 12h para passagem dos carros alegóricos.
  • Haverá circulação de carros alegóricos na madrugada de sexta para sábado na Av. Brasil, com interdições programadas para ocorrer entre 01h e 06h.
  • Somente acessarão as áreas bloqueadas os veículos com trânsito livre e viaturas de serviço (Bombeiros, Polícia, Trânsito, Ambulâncias).

Alternativas de circulação para os motoristas 

1 – Os veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho, com destino ao Centro , deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

2 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

3 – Os veículos procedentes da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar a Via Binário do Porto, exceto nos horários de fechamento para passagem dos carros alegóricos, ou seja, das 00h às 12h do dia subsequente, durante todos os dias de Carnaval.

4 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo, pelo Túnel Santa Bárbara, deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.
 

Proibição de estacionamento
 

  • Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido da seguinte forma:
  • A partir das 6h de sábado (13/02) até às 12h de domingo (14/02), nas vias internas à área interditada.A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos, circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. 

 

  • Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Somente veículos com adesivo de “Trânsito Livre” e moradores devidamente identificados poderão acessar a área de interdição.

Recomendações
 Não venha de carro, use preferencialmente o transporte público (ônibus, táxis, trem ou metrô);

  • Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont procure antecipar a sua chegada. Existem diversas interdições previstas na Cidade;
  • Se possível, evite circular de carro no Centro da Cidade, busque rotas alternativas. Existirá grande número de interdições na região, com especial atenção nos dias 05 e 06/02/2016;
  • Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, diversos reboques estarão circulando na região;
  • Visando garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deverá ser realizada exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada, pois diversas vias poderão estar com sentidos de fluxo alterado;
  • É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;
  • Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem que necessitarem acessar a região interditada do Sambódromo deverão fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transpor os bloqueios de tráfego;
  • Os veículos com adesivo de “Trânsito Livre” deverão afixa-los ao veículo. O acesso veicular deste grupo será permitido somente pelo Largo do Estácio. Vale lembrar que o adesivo serve para acessar somente os bloqueios e não para estacionar.