Início Plantão Barra Dia Mundial de Limpeza do Litoral

Dia Mundial de Limpeza do Litoral

O Clean Up The World acontece em mais de 125 países, simbolizando uma união mundial e dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade, vem se tornando o evento ambientalista mais conhecido, participativo e efetivo do mundo. A ação começou na Austrália, em 2003 foi iniciada no Rio pelo Projeto Limpeza Na Praia / Instituto Ecológico Aqualung  na praia de Copacabana e na Barra da Tijuca pelo Instituto Lagoa Viva, sexta edição de ação inserida na agenda anual do PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, pela revitalização da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá. 
 
 A credibilidade de todos os participantes e parceiros desta simbólica e nobre causa, já  conta com o apoio da SEA, INEA,Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Anglo Americano, COMLURB, AIB, ACIBARRA, CCB, FAMBARRA, BARRALERTA, ABM, SOCIMA, ACIBARRA,AMAR, Marina Barra Clube, Q”PRAIA, ORLARIO, SHERATON,CARVALHO HOSKEN, RJZ, DELTA< ANDRADE GUTIERREZ, ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES, MORADORES E DOS BARQUEIROS DAS ILHAS entre outros…
 
Distribuiremos material educativo, sacos, luvas, camisas e adesivos com a frase "VIVA LAGOA VIVA", envolvendo, pescadores, mergulhadores, moradores, escoteiros, alunos da Faculdades Integradas de Jacarepaguá, da Escola Municipal Burle Max e Rodrigues Alves e dos Colégios  Anglo Americano, Santa Mônica entre outras  lembrando que no ano passado a ação foi matéria de TV e vários jornais, como a capa do JB Barra. 
Esta ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos  usuários em relação ao lixo, limpar parte da sujeira que produzimos ao descartarmos de forma inadequada os resíduos nos rios, canais, lagoas e praias.  
Nós teremos um índice comparativo de coleta de lixo nas praias e nas lagoas. Com o recorde de voluntários (200) e  mais de 1 tonelada de lixo coletadas em 2007,  da praia, canal, manguezais e lagoa. 
Após luta incessante e contribuição reconhecida para o  inicio e avanço do Programa de Saneamento da Baixada de Jacarepaguá (PSBJ) e Emissário Submarino da Barra da Tijuca. Fatores que viabilizam de forma concreta o maior anseio de aproximadamente 1 milhão de habitantes da região, protegendo a saúde e evitando a degradação ambiental, relacionado com a melhoria de diversas questões, incluindo, a valorização patrimonial, o desenvolvimento cultural e ecológico, o abastecimento de água, o lixo (coleta seletiva), o controle de vetores, as ocupações irregulares, o combate às enchentes e a degradação dos  recursos naturais. 
Conclamamos aos cidadãos a cuidar mais do nossos rios e lagoas, cada um contribuindo, como por exemplo, iniciativas espontâneas preparatórias para  as ligações, residenciais, condominiais, industriais e comerciais na rede coletora pública, buscando metas de curto prazo de zerar o despejo de esgoto no rios e lagoas.  Estaremos coletando e catalogando os resíduos em todos os locais onde acontecerá a campanha.  Esses são alguns exemplos de que para os problemas ambientais há soluções. Neste sentido, nada melhor do que a educação e a conscientização coletivas realizadas de forma sólida. 
 
CONVOCANDO A POPULAÇÃO PARA CONSCIENCIA ECOLÓGICA E SOLUÇÕES.
Os voluntários fazem mais do que apenas catar o lixo das praias, rios e lagoas. Eles coletam, pesam, classificam e catalogam o que encontram em fichas padronizadas e podem rastrear a origem destes detritos. Estes dados ajudam  a buscar uma saída para o problema. Essa é uma iniciativa do tipo “mãos à obra”, que cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Qualquer pessoa interessada pode ajudar fazendo sua própria coleta, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento.
 
 
Serviço:
Dia: 18/09/2010 (sábado) – das 9:00h às 13:00h
 
Local: Praia do Pepê

Fonte: Pacto de Resgate Ambiental