Início Plantão Rio Doença na empresa ganha vídeo

Doença na empresa ganha vídeo

O Serviço Social da Indústria (SESI) lança em Brasília, a série de vídeos De Bem com a Vida, com orientações ao trabalhador sobre prevenção e tratamento de doenças e exemplos entre eles de superação. Composta por 19 vídeos de 10 minutos cada um, a série foi criada a partir da análise de 80 casos reais de trabalhadores que enfrentaram e venceram problemas de saúde.

Alguns dos protagonistas dos vídeos são mecânicos, administradores de empresas, cozinheiros, que relatam suas experiências e como aumentaram a qualidade de vida e o bem-estar. “Os vídeos são uma maneira prática e acessível de empresas de qualquer porte realizarem ações de promoção da saúde no ambiente de trabalho. Passam informações úteis, com histórias de vida que remetem à realidade dos trabalhadores”, informa o gerente-executivo de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI, Fernando Coelho.  

A série De Bem com a Vida dá orientações sobre prevenção e tratamento de doenças como a hepatite, a hipertensão e o diabetes. Mostra exemplos de trabalhadores que superaram a depressão, o alcoolismo, o tabagismo e outros problemas que afetam a saúde.  Entre os depoimentos, há o de uma trabalhadora que descobriu ser portadora do vírus HIV e de um outro que tratou câncer de próstata. 

Segundo o médico infectologista Evaldo Stanislau, um dos especialistas consultados para a produção dos vídeos, a série educativa pode prevenir o avanço de doenças graves. “Toda informação correta alerta a população sobre os benefícios da prevenção”, diz. Explica que, paralelamente às informações necessárias à prevenção, os vídeos abordam questões afetivas e sociais enfrentadas pelos trabalhadores, alertam para os sintomas, mostram a insegurança do doente e a importância dos amigos e da família no enfrentamento da doença.  

A coordenadora de benefícios da indústria gaúcha de geradores de energia Stemac, Neusa Leal Tavares, assinala que a série incentiva as empresas a investir na saúde dos trabalhadores. “Essas experiências possibilitarão que outras pessoas e outras organizações ofereçam ajuda aos funcionários para melhorar a saúde e o ambiente de trabalho”, depõe ela. A Stemac tem cerca de 2.500 empregados e fábricas instaladas em vários estados. A empresa mantém, há mais de dez anos, programa de combate ao uso de drogas. 

Além da prevenção de doenças, a série De Bem com a Vida traz informações sobre saúde bucal e os cuidados com a alimentação. Traz ainda casos de trabalhadores que passaram a dar mais atenção à prática esportiva, aos exercícios físicos e ao lazer. Os vídeos destacam os resultados positivos dos relacionamentos saudáveis para a auto-estima das pessoas e a qualidade de vida, revela a analista de Negócios Sociais do SESI, Marta Carvalho, que participou da seleção e criação dos vídeos.
 
 
 
Unicom – Unidade de Comunicação Social
Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)

Fonte: Vídeo Sesi