Embrapa expõe tecnologias agropecuárias até maio

A exposição vai até o dia 2 maio e é realizada todos os anos
 
Mais de 200 novas tecnologias agropecuárias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), poderão ser visitadas na 7ª Feira Ciência para Vida, na sede da empresa, em Brasília. A exposição vai até o dia 2 maio e é realizada todos os anos em comemoração ao aniversário da empresa. Segundo o presidente da Embrapa, Pedro Pereira, o objetivo é aproximar a pesquisa agropecuária da vida da população.
“Não queremos apenas lançar novos produtos. Queremos aproximar as pesquisas agropecuárias da vida da pessoas, mostrar a ciência de uma forma simples para que todos entendam, valorizando a sustentabilidade na agricultura”, explicou. Neste ano, 15 novos produtos agropecuários serão lançados no evento. Entre eles o Tag Ativo, um sistema de rastreabilidade para bovinos com tecnologia 100% nacional, que reduz o tempo gasto na fiscalização, substitui o uso de formulários preenchidos à mão e evita fraudes.
De acordo com a analista da Embrapa Pecuária Sudeste, Milena Teles, o sistema integra os três elos da cadeia produtiva. “Esta tecnologia irá integrar pecuaristas, barreiras sanitárias e frigoríficos e beneficiar os consumidores que terão, na mesa, um produto mais confiável”, disse. O produto criado pela Embrapa coleta e armazena informações dos identificadores eletrônicos (anéis) colocados na orelha dos bovinos. O Tag Ativo é colocado junto com os animais nos caminhões que fazem o transporte. 
Nas barreiras de fiscalização, haverá outro dispositivo eletrônico que captará as informações do Tag Ativo quando o veículo passar pelo local. O objetivo é reduzir o tempo de fiscalização e possibilitar a inspeção de 100% dos veículos, informando quantos e quais animais trafegaram pelas barreiras. “Por exemplo, se houver um caso de febre aftosa no país e um caminhão estiver ultrapassando as barreiras estaduais irregularmente será descoberto”, explicou Milena. 
O produto será comercializado tanto para pecuaristas como para frigoríficos e estará disponível comercialmente até o final deste ano. Se houver aprovação da nova tecnologia, o dispositivo eletrônico das barreiras de fiscalização será adotado pelo governo federal. A 7ª Exposição de Tecnologia Agropecuárias Ciência para a Vida pode ser visitada, diariamente, das 9h às 21h, até o dia 6 de maio, na sede da Embrapa, localizada no final da Avenida W3 Norte, em Brasília.

Fonte: Agência Brasil

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.