Início Plantão Rio Empresa Bacana chega ao Morro do Borel

Empresa Bacana chega ao Morro do Borel

O secretário de Ordem Pública, Alex Costa participa da abertura da segunda fase do Projeto Empresa Bacana, no Morro do Borel, que visa formalizar, capacitar e desenvolver os empreendedores das comunidades já pacificadas pelas UPPs. O projeto é uma parceria entre órgãos da Prefeitura: Secretaria Especial da Ordem Pública, Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento, Instituto Pereira Passos,  Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, e parceiros institucionais (Sebrae e Sescon- RJ) e privados. 
— Através deste Choque de Legalidade utilizando o Projeto Empresa Bacana, a Prefeitura desenvolve uma ação efetiva nas comunidades. Detectamos aquelas atividades que poderiam ser legalizadas e  conseguimos trazer muitos  comerciantes para a formalidade – explicou Alex Costa, secretário de Ordem Pública. 
Os pequenos comerciantes dos 20 mil moradores do Morro do Borel, na Tijuca, poderão formalizar seus negócios nos dias 23, 24 e 25 de setembro.  O objetivo da prefeitura com a Empresa Bacana é desenvolver a economia das comunidades cariocas trazendo as pessoas que têm atividades informais para a formalidade. Com a legalização do negócio, o empreendedor passará a contratar pessoas com carteira assinada, terá acesso ao crédito e uma série de possibilidades de vender para empresas com grande porte, gerando volume de renda maior para a população local. 
A primeira fase do projeto Empresa Bacana aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de agosto, na Cidade de Deus, Zona Oeste. De acordo com a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização, órgão vinculado à Seop, das 443 fichas de consultas preenchidas na comunidade de Jacarepaguá e arredores, 220 delas foram convertidas em alvarás. Cerca de 85% dos atendimentos se referiam à Micro Empresário Individual. 

Fonte: Seop