Encontro de fiscalização de agrotóxicos

Encontro de fiscalização de agrotóxicos
 
De 27 a 30 de abril o Rio de Janeiro sediará o V Encontro de Fiscalização de Agrotóxicos das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, reunindo representantes de 10 estados e do distrito federal. Realizado no Hotel Novo Mundo, no Flamengo, o evento é coordenado pela Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria Estadual de Agricultura e Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e visa discutir as diretrizes para controle desses insumos e harmonização de procedimentos de fiscalização entre os estados.
 
De acordo com Leonardo Vicente, coordenador de Controle de Agrotóxicos da Secretaria de Agricultura, o resultado do fórum será levado para a edição nacional do evento, em junho, no Maranhão, juntamente com as propostas apresentadas nas edições regionais já realizadas no Norte e Nordeste brasileiro.
 
Ele explicou que, de acordo com a legislação federal para agrotóxicos, cabe aos estados a fiscalização do comércio, armazenamento e destinação das embalagens vazias. Um dos principais pontos defendidos pelos técnicos do Rio de Janeiro será o licenciamento pelo Inea dos estabelecimentos que comercializam agrotóxicos no território fluminense.
 
– A exigência vai permitir melhor controle da comercialização desses produtos – enfatizou.
Para o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, essa medida vem reforçar o objetivo de tornar o Rio de Janeiro uma referência na produção de alimentos eco-amigáveis, que embora não tenham a classificação de orgânicos, têm baixo índice de uso de agrotóxicos, porque são objeto de controle mais acirrado.
 
A solenidade de abertura do Encontro, às 13h, contará com a participação de autoridades do Ministério da Agricultura, secretarias estaduais de Agricultura e do Ambiente e do Inea. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no sitewww.agrotóxicos2010.webnode.com.br.

Fonte: Secretaria de Agricultura

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.