Início Plantão Brasil Encontro nacional debate desafios do Suas

Encontro nacional debate desafios do Suas

Durante toda a manhã de sexta-feira (17) aconteceu, em Brasília, o Encontro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social – Fórum Nacional de Assistência Social (FNAS). Cerca de 100 representantes de entidades de assistência social se reuniram para discutir meios de fortalecimento da articulação da sociedade civil dentro da Política Nacional de Assistência Social. 
Na abertura do evento, a secretária Nacional de Assistência Social adjunta, Valéria Gonelli, relembrou a importância da necessidade de manter acesas as discussões acerca da política nacional, avançando na elaboração, implantação e interpretação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). 
“A solidez do Suas passa por um processo de construção coletiva que precisa ser constante”, reforçou a secretária. Segundo ela, na visão do governo, a batalha pela plena implantação do Sistema ainda não está ganha. “Devemos buscar a construção da Política Nacional como um direito pleno, encontrando um lugar concreto para cada um dos atores, sejam eles governo, sociedade civil ou representantes de outras áreas”, concluiu. 
O vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Renato dos Santos Paula, aproveitou o espaço durante a mesa de abertura do evento para reafirmar o processo de reordenamento pelo qual a assistência social passa neste momento. “Devemos buscar não apenas uma expansão quantitativa, mas, principalmente, qualitativa”, afirmou. 
Durante todo o dia, serão realizadas mesas de discussão, com foco na pluralidade necessária na caracterização das entidades e organizações da assistência social e o papel destas no controle da política nacional de assistência social. Ao final, as entidades deverão elaborar uma nova proposta de atualização da Carta de Princípios da Assistência Social. O documento é reescrito a cada dois anos e propõe a definição de novas perspectivas e metas na área. 
SERVIÇO: 
Encontro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social – Fórum Nacional de Assistência Social (FNAS)
Data: 17 de setembro de 2010
Local: Auditório do bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
Informações: 3433-1065

Fonte: Ministério do Desenvolvimento