Início Plantão Brasil Equipe canadense chega ao Brasil para ajudar vítimas de incêndio em Santa...

Equipe canadense chega ao Brasil para ajudar vítimas de incêndio em Santa Maria

Uma equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, chega ao Brasil para avaliar a situação de vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS). O grupo deve iniciar a aplicação, em pacientes internados, da chamada ventilação extracorpórea. “É como se fosse uma diálise do pulmão, uma filtragem no pulmão, só que é feita com uma máquina que fica fora do corpo” explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. De acordo com o ministério, a técnica ajuda a promover uma recuperação pulmonar mais rápida.

 

 

A equipe canadense será comandada pelo médico Marcelo Cypel, diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo da universidade. Os equipamentos necessários para a implementação da técnica, de acordo com o governo brasileiro, já estão disponíveis no estado.

 

 

Ao todo, 66 voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras, trabalham no atendimento às vítimas do incêndio, que matou mais de 230 pessoas na madrugada do último domingo (27).

 

 

O ministério enviou ao Rio Grande do Sul 22 respiradores, sete ambulâncias de unidade de terapia intensiva (UTI) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); 30 ventiladores, 30 oxímetros de pulso e 15 monitores.

 

 

Além disso, por meio de videoconferências, a equipe da Força Nacional do SUS está em contato com profissionais da Argentina que atuaram em uma tragédia similar. “O que existe de mais moderno está à disposição desses pacientes que estão em Porto Alegre e Santa Maria”, disse Padilha.

 

Agência Brasil