Estação de Tratamento de Água do Piscinão

Estação de Tratamento de Água do Piscinão
 

O secretário de Governo, Wilson Carlos, e o subsecretário da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, visitaram o Piscinão de São Gonçalo, nesta segunda-feira (26/4), para acompanhar a conclusão da Estação de Tratamento da Água, que está sendo erguida para realizar a limpeza das águas do Piscinão. Quem também acompanhou de perto as novas mudanças no parque foi a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, o presidente da Emop, Ícaro Moreno, e o presidente da Suderj, Sávio Franco. O grupo também fiscalizou toda a programação visual do parque, que agora tem um novo mascote.

Durante a visita, o administrador do parque, Diego Muniz, explicou todo o procedimento para tratar a água do lago. Segundo ele, a água é proveniente da Baía de Guanabara e passa primeiro pelo tanque de “água bruta” (não tratada). Lá, toda sujeira é levada para superfície. Depois, em outro tanque, a água passa pelo sistema de flotação, onde recebe reagentes químicos (coagulantes e floculantes). Após esse processo, chega a vez da cloração, momento em que o cloro é adicionado.
– A água precisa passar por todos os procedimentos para estar devidamente preparada para encher o lago. Novos processos de cloração serão realizados de hora em hora, independente de o lago ter banhistas ou não – explica Diego Muniz.

Diariamente três amostras da água serão recolhidas e analisadas por um químico industrial da empresa responsável por tratar a água do parque. A água sai da piscina e retorna a Baía de Guanabara tratada e oxigenada, contribuindo para o aumento da vida marinha.

A inauguração do Piscinão está marcada para o dia 1º de maio, dia do trabalhador. O evento começará às 10 horas. Além da grande piscina, quem for ao parque também poderá desfrutar das quadras para praticar futebol de areia, voleibol, caminhada, além de poder praticar hidroginástica, natação e pólo-aquático.

A obra de revitalização do Piscinão foi orçada em 4 milhões e tem grande preocupação com o conforto de todos os visitantes. Além de rampas nas entradas, será instalada uma catraca especial com barras de apoio para que os portadores de necessidades especiais possam frequentar o local sem dificuldades.

– O Governo do Estado está sempre somando forças para melhor atender o povo, não podíamos esquecer de levar mais conforto para toda população. Pensamos em todos, nas crianças, nos adultos e claro nas pessoas com deficiência que cada vez mais conquistam seu espaço na sociedade – disse o subsecretário, Alexandre Felipe.

Fonte: Subsecretaria da Região Metropolitana

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.