Início Plantão Rio Estado inaugura mais uma etapa do água para todos

Estado inaugura mais uma etapa do água para todos

O Governo do Estado, através da Cedae, inaugurou no sábado (17/9), na comunidade Morro Azul, no Flamengo, Zona Sul, mais uma etapa do Programa Água para Todos, beneficiando diretamente cerca de 1.200 moradores. Esta é a 13ª área carente a receber o projeto, cuja meta é fornecer água potável a mais de 1 milhão de moradores de 140 comunidades.
Na comunidade, a Cedae instalou 2,2 km de rede distribuidora, recuperou o reservatório e a elevatória, fez a identificação das moradias, instalou macromedidor e promoveu ações de educação ambiental. Segundo o diretor de Abastecimento e Comercialização da Cedae, Armando Costa Vieira Júnior, o programa já alcançou resultados positivos antes mesmo da inauguração.
– No caso do Morro Azul, ainda durante o mês de testes do novo sistema notamos que o consumo per capita de água se reduziu de 500 litros por dia para 240 litros, menos da metade, graças à correção de vazamentos, à substituição de tubulações antigas e a um programa de educação ambiental que visa combater o desperdício e estimular o consumo racional. Ou seja, a comunidade está recebendo água de qualidade e consumindo de forma racional, sem fazer sacrifícios mas também sem desperdício – explicou.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, destacou a importância do investimento no sistema de abastecimento da comunidade como forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores.
– O trabalho também é um resgate da cidadania e um investimento em saúde. Afinal, segundo dados da ONU, para cada Real investido em saneamento se economizam outros R$ 4 que seriam investidos em saúde no futuro – ressaltou.
O Programa Água para Todos, cuja meta é fornecer água potável a 140 comunidades, já foi inaugurado em outras 12 comunidades: Montserrat, em Vargem Grande; Timbau, Roquete Pinto e Praia de Ramos, no Complexo da Maré; Barro Vermelho, Coqueiral e Beco Brizola, em Santa Cruz; Jardim Moriçaba, Campo Grande; Santa Marta, em Botafogo; Dendê, na Ilha do Governador; Periquitos, em Duque de Caxias; e Leblon, em São João de Meriti. 

Fonte: Governo do Rio