Início Plantão Barra Faetec e Le Cordon Bleu selecionam bolsistas

Faetec e Le Cordon Bleu selecionam bolsistas

Cinco novos bolsistas foram selecionados para estudar gratuitamente na Le Cordon Bleu em 2019. O processo de ingresso na escola de gastronomia foi realizado por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. Os aprovados são alunos de baixa renda, que vão estudar gratuitamente no curso Cordontec, da renomada escola de gastronomia.

Os bolsistas são estudantes oriundos da rede pública estadual, com idades entre 18 e 35 anos, com renda familiar de até quatro salários mínimos. Os aprovados receberão uniforme e kit completo de facas e apostilas, dados pelo Le Cordon Bleu.

– É a oportunidade que Governo do Estado do Rio oferece aos alunos que não teriam condições de pagar a mensalidade do Le Cordon Bleu de acesso à escola. Os bolsistas são pessoas que enxergam nesta unidade de ensino uma mudança de vida. Estamos felizes que o processo seletivo tenha atingido o público pretendido – ressaltou o vice- presidente da Faetec, Gilson Rodrigues.

 

O curso Cordontec, com carga horária de 800 horas, vai ensinar técnicas de pâtisserie, cuisine, boulangerie e serviço de salão. Os alunos ainda passarão por um estágio supervisionado no restaurante-escola e no café-confeitaria. Ao final, receberão certificado de conclusão emitido pelo Le Cordon Bleu e Faetec.

– Nosso desejo é ver um dos nossos bolsistas no topo da profissão. Esperamos que esta oportunidade possa abrir as portas do mundo para esses estudantes, assim poderemos exportar esse modelo de inclusão social para outras unidades – disse a diretora-geral do Cordon Bleu Brasil, Sofia Mesquista.
 

 

Seleção da Le Cordon Bleu reuniu mil candidatos

Mais de 1.000 pessoas participaram do processo seletivo de 2019. Desse total, 50 inscritos passaram pelo sorteio promovido pela Loteria Federal. Em seguida, os sorteados realizaram a prova objetiva de conhecimentos gerais, e os 20 candidatos mais bem classificados no exame passaram por entrevista de perfil socioeconômico no RioSolidario e teste de aptidão técnica realizado pela Le Cordon Bleu.

Morador de Duque de Caxias, Douglas da Silva foi um dos contemplados com a bolsa de 100%. Ele descobriu sua paixão por culinária depois de trabalhar na área de Serviços Gerais de um restaurante. Com a conquista do curso, planeja ensinar jovens de sua comunidade a cozinhar.

– Por conta do incentivo dos colegas de trabalho, fiz o curso de Auxiliar de Cozinha na Faetec e consegui trabalhar como ajudante. Quando perdi o emprego, passei a fazer bolo de pote para vender. Agora, meu plano é fazer uma graduação na área e ensinar outros jovens que a gastronomia pode gerar oportunidade e renda para eles – disse.

Habilidade

Moradora de São Gonçalo, a estudante Daniela Coelho foi a primeira colocada no teste de habilidade da escola de gastronomia e a conquistar uma das bolsas para estudar na unidade. 

– Apesar de nunca ter trabalhado com gastronomia, ajudo minha mãe na cozinha desde os 10 anos. Depois desse teste, descobri que posso cozinhar para outras pessoas e fazer disso uma profissão.