Feira na Uenf terá moeda social

Feira na Uenf terá moeda social
 

Na língua tupi, "motirõ" é algo construído em conjunto, de forma solidária. A palavra, que deu origem ao termo "mutirão", foi a escolhida para dar nome à moeda social que circulará na UENF durante a realização da Feira de Trocas Solidárias. O evento ocorrerá paralelamente ao II Encontro de Economia Solidária e à I Aldeia de Experiências Solidárias e Tecnologias Sociais, de 18 a 20/05.
O motirõ terá seu lastro em materiais recicláveis, principalmente óleo de cozinha usado. Cada litro de óleo poderá ser trocado por 01 motirõ, cujo valor equivale a R$ 1. Também serão aceitas latinhas de alumínio, embalagens de longa vida (Tetra Pak) e garrafas pet. Com a moeda, os participantes poderão comprar qualquer produto exposto na Feira.

O objetivo da Feira é aproximar pequenos produtores do campo, artesãos, catadores, costureiras, bordadeiras e outros trabalhadores autônomos com novas práticas de comercialização.
– A idéia de economia solidária pressupõe a construção de novas experiências de compra e venda dentro de determinados grupos. Isto dá uma nova dimensão às pequenas economias, inclusive abrindo a possibilidade de novas formas de microcrédito – diz Nilza Franco Portela, que coordena o evento.

O II Encontro de Economia Solidária é uma iniciativa da UENF, através de sua Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/PROEX), com patrocínio da Faperj e apoio da Prefeitura de Campos, Rio Rural e outras instituições. O objetivo é discutir a situação atual da economia solidária no país e a importância da ampliação dos investimentos em tecnologias sociais.
O Encontro terá palestras, mesas-redondas, comunicações orais e banners.

Paralelamente, será realizada também a I Aldeia de Experiências Solidárias e Tecnologias Sociais, que pretende suscitar a reflexão crítica sobre as tecnologias sociais, a difusão e a inclusão social de grupos ligados à economia solidária, além de mostrar produtos de tecnologias sociais já existentes.
As inscrições já estão abertas. Ouvintes têm até o dia 15/05 para se inscrever. Já os expositores da Feira de Trocas Solidárias devem fazer a inscrição até 10/05. O envio de resumos expandidos deve ser feito até 12/05.

Fonte: Uenf

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.