Início Plantão Mundo Fidel Castro reaparece em entrevista à TV

Fidel Castro reaparece em entrevista à TV

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, deu uma entrevista à TV venezuelana, em sua primeira aparição pública após semanas de silêncio e rumores sobre sua saúde, inclusive com especulações de que ele havia morrido.
 
Fidel falou ao programa de entrevistas La Hojilla, da emissora Venezolana de Televisión, que divulgou sexta-feira (8/9) fotografias da entrevista. Ele demonstrou estar com boa disposição durante a conversa com o jornalista Mario Silva.
 
A entrevista foi feita na última terça-feira (6/9) e ainda não foi levada ao ar pela emissora, simpática ao governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ao anunciar a entrevista, o apresentador foi irônico com os rumores sobre o suposto agravamento da saúde de Fidel e até de sua possível morte.
"Aos que estão neste momento felizes e acreditando que o comandante Fidel teve um derrame cerebral, lamento informar-lhes que ele está vivo", disse Silva. Especulações sobre a possível morte de Fidel se espalharam por sites de relacionamento na última semana.
 
Os rumores sobre o quadro clínico de Fidel fizeram sua sobrinha, Mariela Castro, filha do atual presidente, Raúl Castro, vir a público dizer que o tio estava vivo e "gozando de muito boa saúde".
Em 31 de julho de 2006, Fidel surpreendeu o mundo ao deixar temporariamente o poder por motivos de saúde. Por meses, sua saúde foi segredo de Estado, com rumores sobre sua morte. Em fevereiro de 2008, a Assembleia Nacional de Cuba aprovou a aposentadoria de Fidel, que oficialmente passou o poder para o irmão, Raúl.

Fonte: Agência Brasil