Início Plantão Brasil Filhas de Obama terão atividades socioeducativas

Filhas de Obama terão atividades socioeducativas

A menos de um mês para a visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, os diplomatas brasileiros e norte-americanos enfrentam um desafio: sugerir alternativas de atividades para Malia, de 11 anos, e Sasha, de 9 anos – filhas de Obama que viajarão a Brasília e ao Rio de Janeiro com o pai e a mãe, Michelle. Por recomendação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, as crianças têm de participar de atividades socioeducativas.
 
Para os diplomatas que preparam a visita, a viagem de Obama com a família para o Brasil tem um simbolismo específico. Segundo eles, é a demonstração do presidente norte-americano que as relações dos Estados Unidos com o Brasil vão além das questões de Estado, como a manutenção de laços comuns, que unem nações que nasceram da colonização e progrediram definindo o próprio rumo.
 
Obama, Michelle, Malia e Sasha estarão em Brasília, no próximo dia 19, e no Rio de Janeiro, dia 20. O presidente norte-americano terá encontros com autoridades, pretende conhecer uma comunidade pacificada no Rio e fazer um discurso público. Paralelamente, as crianças participarão de atividades próprias para as idades delas, segundo os organizadores da viagem.
Obama e a primeira-dama, Michelle, dão uma educação rigorosa às filhas Malia e Sasha. Ambas têm horário definido para assistir a programas de televisão – apenas nos fins de semana –, devem fazer as tarefas da escola até a hora do jantar e ler antes de dormir. Recentemente os pais proibiram as filhas de terem perfil na rede social Facebook.
 
Sasha, a caçula, gosta de estudar idiomas. Na visita do presidente da China, Hu Jintao, a Washington, Sasha surpreendeu os convidados ao se dirigir aos chinês com algumas palavras em mandarim. Segundo ela, aprendeu a língua no colégio.
 
Em 2009, ao assumir o governo, Obama fez uma carta às filhas. Como pai dedicado e apaixonado, o presidente agradeceu a paciência que Malia e Sasha tiveram com ele durante a campanha eleitoral, lembrando que havia pouco tempo para família. Em tom emocionado, Obama disse que eles juntos enfrentariam uma “grande aventura” referindo-se ao período de governo.
 
Na carta, Obama afirmou ainda que sua determinação é para que todas as crianças nos Estados Unidos tenham uma vida digna, com escolas adequadas. Também afirmou que se dedicará a executar programas para que as crianças e jovens tenham emprego e condições para a aposentadoria.

Fonte: Agência Brasil