Fim de semana de praias liberadas no Rio

Fim de semana de praias liberadas no Rio
 
O fim de semana vai ser de praia para os cariocas. O sol vai dar uma trégua de vez em quando, mas o calor não diminui. Como não deve chover, a maioria das praias do Rio e da Região Metropolitana está própria para o banho, conforme a verificação de balneabilidade feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
 
Na capital, da Barra da Tijuca à Zona Sul, oito praias estão liberadas ao banho sem restrições: Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, inclusive, no trecho Quebra-Mar ao Pepê, Diabo e Vermelha.
 
Joatinga, Leblon, Ipanema e Copacabana estão recomendadas, mas com restrições. Na Joatinga, evitar locais próximos a saídas de águas pluviais. No Leblon e em Ipanema, evitar os trechos próximos às saídas dos canais da Visconde de Albuquerque e do Jardim de Alah, respectivamente. Em Copacabana, evitar locais com sinais de poluição. Não estão recomendadas ao banho as praias da Barra de Guaratiba, Pepino, em São Conrado, Vidigal, Arpoador, Leme, Urca, Botafogo e Flamengo.
 
Em Niterói, três praias estão recomendadas sem restrições: Piratininga, Sossego e Itaquatiara. Camboinhas e Itaipu estão recomendadas, mas com restrições; o banho deve ser evitado próximo à saída do canal de Itaipu. As demais estão impróprias: Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Eva, Adão.
 
Na Ilha do Governador, apenas a praia do Jardim Guanabara está recomendada, mas com restrição. Nas demais, Galeão, São Bento, Bica, Ribeira, Engenhoca, Pitangueiras, Bandeira, B. Capanema, Guanabara, Pelônia e Ramos, o banho deve ser evitado.
 
Das praias da Ilha de Paquetá, apenas Imbuca, Ribeira e Moreninha estão próprias. As demais, Grossa, Tamoios, Catimbau, P.Castagneto e J. Bonifácio não estão recomendadas.
O Inea reitera, no entanto, que após episódios chuvosos, o banho de mar deve ser evitado por 24h. Em trechos onde há extravasamento de águas pluviais, a recomendação é que se evite o banho por pelo menos 48h. Os boletins atualizados de balneabilidade das praias de todo o Estado, bem como, os dos dois últimos anos podem ser consultados no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

Fonte: Inea

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.