Firjan aponta evolução dos municípios no país

Firjan aponta evolução dos municípios no país
 

Em entrevista à Rádio CBN na terça-feira (28/9), o chefe da divisão de Estudos Econômicos do Sistema Firjan, Guilherme Mercês, falou sobre o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal criado pela instituição para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros. O estudo mostrou que o Estado do Rio tem nove cidades em nível de alto desenvolvimento: Macaé, Porto Real, Niterói, Volta Redonda, Piraí, Rio de Janeiro, Resende, Itaguaí e Rio das Ostras.

– Podemos dizer que o estado do Rio está bem em relação a outros estados brasileiros. Ele ficou em terceiro lugar em relação aos índices de outros estados, atrás apenas de São Paulo e Paraná, que sempre se revezam nessas duas colocações desde que o estudo começou – explicou Mercês.
Ele também falou sobre o aparecimento das cidades da Região Sul-Fluminense entre as nove melhores do estado, lembrando que isso se deve à concentração das indústrias automobilística e siderúrgica na região.

– Porto Real e Volta Redonda trouxeram notícias boas para o Rio: entraram no rol dos cem melhores municípios em desenvolvimento no Brasil segundo o índice – afirmou.
O estudo comprovou, também, que houve uma redução dos índices de desigualdade no Brasil, mas ainda há muitas diferenças. Regiões Sul e Sudeste continuam desenvolvidas, enquanto Norte e Nordeste mantêm-se carentes de desenvolvimento. O Centro-Oeste está se aproximando mais dos padrões de desenvolvimento do Sul-Sudeste.

Na pesquisa da Firjan, São Paulo aparece em primeiro lugar em desenvolvimento. A liderança se deve aos bons indicadores de emprego e renda e educação, principalmente no interior.

Fonte: Firjan

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.