Início Plantão Mundo FMI prevê melhora

FMI prevê melhora

Órgão afirma que após um primeiro trimestre decepcionante, os indicadores apontam um crescimento moderado da economia global; FMI alerta que a recessão ainda não terminou.
O Fundo Monetário Internacional, FMI, reavaliou, nesta quarta-feira, as previsões de crescimento para a economia mundial até 2010. As estimativas anteriores eram de 1,9 % e apontam agora 2,5%, ou seja, um aumento de 0,6%.
Um comunicado do órgão estima para o próximo ano uma recuperação econômica global mais forte do que a prevista pela instituição em abril. A perspectiva tem com base a estabilização do sistema financeiro e de um abrandamento do ritmo de contração das economias dos Estados Unidos e do Japão.
O FMI indica que após um primeiro trimestre decepcionante, os indicadores apontam um crescimento moderado a nível global. A instituição acrescenta que, apesar da melhora, a recessão ainda não terminou.
O órgão afirma que a estabilização é desigual e a recuperação será provavelmente tímida, sublinhando a necessidade de reformas no sistema bancário internacional.
Para este ano, a nova previsão do FMI é ainda mais pessimista. Ele destaca que a contração do Produto Interno Bruto mundial será de 1,4%, pior que os 1,3% previstos em abril.
O economista chefe do Fundo Monetário Internacional, Olivier Blanchard, disse que a economia global permanece em recessão, mas que o mundo está caminhando para uma recuperação.
Ao mesmo tempo, ele pede aos governos que comecem a desenhar planos para sair do quadro das medidas de apoio às respectivas economias, para evitar pressões inflacionistas e retomar o equilíbrio das finanças públicas.

 

Fonte: Onu