Início Plantão Barra Franquias de alimentação continuam em alta

Franquias de alimentação continuam em alta

Na terça-feira, 22, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizará uma coletiva de imprensa para abordar o setor em 2018. O evento será na cidade de São Paulo, SP, no Centro de Convenções da entidade. Serão revelados dados do novo estudo das 50 maiores redes do Brasil recortando as informações por regiões, tanto para marcas sediadas quanto por operações. Segundo André Friedheim, presidente da ABF, a perspectiva de faturamento no nicho de alimentação em 2019 deve atingir dois dígitos (11%) continuando sendo um dos mais promissores para investimentos.
O setor de franquias no Rio de Janeiro teve alta de 14% no terceiro trimestre do ano passado justamente no período que a economia do país começa a dar sinais de recuperação e crescimento. Atualmente, cerca de 740 marcas operam no estado do Rio de Janeiro. Em relação ao número de unidades, a expansão atingiu 11% somando 10.512 pontos de operação, e o crescimento foi de 9,9% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os segmentos com maiores destaques para unidades franqueadas são alimentação (33,2%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,6%) e Moda (13,5%).
A Rede Champion, do grupo Mata Novais, que possui duas marcas em expansão – Champion Fried Chicken e Champion Empada e Café, continua firme e forte na sua projeção no Rio de Janeiro. Majoritariamente, com unidades na Zona Oeste da capital, e duas franquias no bairro de Madureira, a rede Champion prepara a expansão com uma loja e um quiosque a serem inaugurados na Central do Brasil. Para Maria Selma, franqueadora das marcas, a Champion traçou uma meta de aberturas entre oito e dez franquias até 2019.
“O empreendedorismo vai viver um ano de muitas expectativas em razão do novo governo que já deu demonstrações de uma economia mais aberta, liberal e dinâmica e menos burocratização para os interessados em empreender. Estamos trabalhando para inaugurar e fechar contratos para oito a dez novas lojas, sendo que duas temos confirmadas para abrirmos na Central do Brasil, onde o fluxo de pessoas é enorme e trata-se de um ótimo ponto para fixação da marca”.
O entusiasmo de Maria Selma, uma baiana radicada no Rio de Janeiro com experiências internacionais em restaurantes pelo mundo, é natural. Em três anos, a rede Champion, nascida em 2016, inaugurou dez franquias entre lojas e quiosques. A marca possui operação internacional no Paraguai, mas o foco é crescer dentro do Rio de Janeiro.
“O mercado globalizado pode ser um tapete que a qualquer momento pode ser puxado. A ideia de ganhar o mundo pode ser uma armadilha. Nosso foco está no regional, na expansão no Rio de Janeiro. Acredito que este ano será positivo para o nicho de alimentação, não somente no franchising. Segundo a Associação Nacional de Restaurantes, a alimentação fora de casa aumentou 3.5% o faturamento em 2018, e a perspectiva é atingir 5% em 2019. Estas informações, por si só, são motivadoras”.
As marcas Champion possuem em suas composições ítens vindos de quatro continentes. Desenvolveu uma técnica exclusiva de um frango temperado com 21 especiárias das mais diversas partes do mundo sendo frito e sem óleo. Atualmente, as áreas de atuações da rede Champion são a Barra da Tijuca com unidades das marcas Champion Fried Chicken e Champion Empada & Café, nos shoppings Barra Shopping, Center Shopping, Shopping Metropolitano, em Madureira, no Shopping Madureira, e em Campo Grande, no West Shopping. ]]