Início Plantão Brasil Friburgo vai instalar divisórias em abrigos

Friburgo vai instalar divisórias em abrigos

 A prefeitura de Nova Friburgo, na região serrana fluminense, informou que vai seguir a determinação do Ministério Público e instalará divisórias para individualizar os espaços ocupados pelas famílias nos abrigos públicos da cidade. Além disso, serão usados galpões para transferir as pessoas que estão em escolas. Mais de 2 mil moradores ficaram desabrigadas durante as chuvas de janeiro e foram instaladas em mais de 20 instituições.
 
Na última quarta-feira, o Ministério Público entrou com uma ação recomendando a melhoria das condições dos abrigos da cidade, pedindo que os espaços nos abrigos fossem separados por família e que os adultos solteiros também fossem separados dessas famílias. A Justiça deu prazo de dez dias para as mudanças.
 
A prefeitura de Nova Friburgo informa que foi notificada e decidiu iniciar o trabalho para atender às exigências. No mesmo dia, o prefeito de Nova Friburgo, Demerval Neto, se reuniu com o prefeito de Blumenau (SC), João Paulo Kleinübing, para conhecer a experiência do município, que, nas chuvas de 2008, colocou pessoas em abrigos com áreas individualizadas.
 
Outro pedido do Ministério Público é a desocupação das escolas que funcionam como abrigo, a fim de que o ano letivo possa ser iniciado sem problemas no município, no próximo dia 21. “Em Blumenau, eles adaptaram galpões, dividindo o espaço com divisórias em estruturas pré-moldadas para alocação dessas famílias. É uma solução rápida, que pode ser resolvida em cerca de dez dias. Vou usar deste expediente para, pelo menos, tirar as pessoas que estão em abrigos nas escolas. Já comecei a procurar galpões que possam ser usados para este fim”, disse em nota publicada no site do governo do estado.

Fonte: Agência Brasil