Gilberto Gil comemora 21 anos do lançamento de sua primeira música ao vivo “Pela Internet”

O evento foi realizado no Youtube Space no Rio de Janeiro
 

 

Por Graça Paes, RJ 

 

 

No dia 30 de janeiro de 1997, o cantor Gilberto Gil fez sua primeira transmissão ao vivo pela Internet cantando a música “Pela Internet”, no prédio da Embratel, na cidade do Rio de Janeiro, com os recursos que haviam na época.

 

 

21 anos depois, no dia 30 de janeiro de 2018, ele comemorou a data com um pocket show que teve transmissão ao vivo pelo Youtube direto do Youtube Space RJ, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, convidados e imprensa.  

 

 

Gilberto Gil, ao lado dos filhos, Bem Gil, Pedro Gil e José Gil e do músico Liminha apresentou o show ao vivo, que claro, teve no set list a nova versão da música “Pela Internet” que agora inclui termos como: homepage, waze, WhatsApp e outras novidades tecnológicas atuais.

 

 

Na coletiva, após o show, Gil disse que a tecnologia está presente em sua vida desde a infância quando acompanhava todas as inovações da área pela Revista “Em Guarda”. E, que com o passar dos anos ele apenas foi seguindo os acontecimentos, acompanhando e se adequando.

Ele também contou que a ideia da primeira transmissão ao vivo pela Internet foi de Flora, (esposa de Gil), que teve como ponto de partida a gravação do samba “Pelo telefone”, realizada em 1917. A partir daí, Flora Gil, teve a ideia de lançar uma música que fosse através da internet, “Pela internet”, de forma que ela também fosse a primeira música transmitida em tempo real no Brasil. E, como naquela época não existia wifi, o evento reuniu equipes da Embratel, da parceira IBM, músicos, produtores, jornalistas e cabos por todos os lados.

 

Fotos Graça Paes/ Zapp News

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.