Início Plantão Rio Governador empossa 320 novos servidores do Detran

Governador empossa 320 novos servidores do Detran

O quadro de funcionários do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) foi renovado para garantir à população serviços de qualidade. Trezentos e vinte aprovados do primeiro concurso de nível médio da história do órgão estão prontos para substituir os profissionais terceirizados. O governador Sérgio Cabral empossou os mais novos servidores estaduais nesta terça-feira (27/4). A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado, no centro do Rio.

– Estamos fazendo história. Promover concursos como os do Detran é fundamental. É claro que precisamos do pessoal terceirizado, mas algumas atividades devem ser realizadas por concursados. Além disso, o Estado ganha com o aumento da arrecadação do departamento. Esses recursos são destinados a projetos sociais, principalmente na área de segurança. Quero desejar boa sorte aos novos servidores e dizer que estamos estudando um reajuste salarial para todos os funcionários do Detran – anunciou o governador.

Realizada em dezembro de 2009, a seleção pública está ajudando a melhorar a arrecadação do departamento, que este ano superou R$ 100 milhões, e a reduzir custos na área de recursos humanos. Com a nova força de trabalho, o Detran está investindo em postos essenciais para o desenvolvimento de suas ações políticas. Com o reforço dos servidores, as áreas de assistência técnica administrativa, identificação civil, informática e assistência de trânsito serão beneficiadas.

– Estamos trabalhando com gestão empresarial, o que nos garante uma rentabilidade financeira acentuada. Hoje, estamos aumentando muito os nossos serviços, a nossa arrecadação e diminuindo o custo unitário do serviço. Com isso, podemos investir cada vez mais nas questões sociais e atuar onde devemos em parceria total com o Governo do Estado. O Detran tem 75% de seus serviços aprovados pela população. Esse é o resultado do nosso trabalho – ressaltou o presidente do órgão, Fernando Avelino.

Estar entre os aprovados no concurso disputado por mais de 60 mil pessoas é uma das maiores conquistas de Chislaine Barbosa Chi, de 31 anos. A novo servidora concursada do Detran se sente preparada para assumir novamente o cargo de assistente técnica de trânsito, função que já exercia no órgão. Depois de trabalhar na Junta de Licença Prévia, Suspensão e Cassação por 13 anos, Chislaine viu na seleção pública uma oportunidade de conseguir a tão sonhada estabilidade profissional.

– É uma emoção muito grande. Vinha crescendo profissionalmente no Detran, mas como prestadora de serviços. O fato de hoje ser servidora me traz segurança e estímulo. É muito gratificante conseguir chegar em 61° lugar depois de ter estudado muito e corrido atrás desse meu desejo.

Estar aqui tomando posse é uma emoção sem tamanho. Agora, os próximos passos serão os estágios experimental e probatório, que devem durar três anos. Vamos nos capacitar ainda mais para atender com eficiência às demandas da população – garantiu a funcionária.

O secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, José Maurício Nolasco, participaram da cerimônia de posse dos 320 aprovados no concurso público do departamento de trânsito. O coral Canta Detran também se apresentou na solenidade.

Fonte: Governo do Rio