Início Plantão Barra Governo do Estado do RJ promove Semana da Saúde

Governo do Estado do RJ promove Semana da Saúde

Entre os dias 21 e 24 de novembro, das 7h às 17h, a Cinelândia receberá a Semana da Saúde, que este ano está de cara nova. Além da já tradicional doação de sangue do Hemorio e dos serviços de prevenção em saúde, o evento passou a contar com a parceria do Detran, que vai disponibilizar os atendimentos do Detran Presente na quarta-feira (22/11). 

– A Semana da Saúde é dos maiores eventos de saúde pública do país e tem como grande objetivo chamar a atenção da população para a importância da prevenção e também para a doação de sangue. No ano passado, tivemos uma resposta muito positiva da população: foram mais de 4.500 atendimentos. Neste ano, reunimos um número maior de serviços e esperamos receber cerca de 15 mil pessoas. Para que tudo funcione bem, teremos cerca de 350 funcionários e voluntários que trabalharão diariamente – explicou o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Além de poder doar sangue, a população terá acesso aos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, orientação sobre alimentação saudável, vacinação contra febre amarela, teste rápido de hepatite, ultrassonografia óssea (exame para detectar osteoporose), atendimento dermatológico – incluindo prevenção e diagnóstico de hanseníase –, atendimento odontológico e avaliação com endocrinologistas, além de diversas palestras. Como parte do Novembro Azul, os homens poderão se consultar com urologistas e realizar o teste de PSA.
 

 

Detran Presente
A estrutura itinerante do Detran-RJ será montada na Cinelândia, para facilitar o acesso do cidadão aos serviços. Na 37ª edição do Detran Presente, será possível emitir o licenciamento anual, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, tirar a primeira ou a segunda vias da Carteira de Identidade e dar entrada em recursos contra multas, entre outros serviços. As senhas começarão a ser entregues a partir das 7h, e o atendimento ao público se inicia a partir das 8h. Serão distribuídas 300 senhas para o serviço de emissão de carteiras de identidade e outras 600 para emissão de Carteira Nacional de Habilitação. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br. Nos outros dias do evento, o Detran terá um estande com palestras sobre educação no trânsito. 

– Estamos sempre buscando ampliar o acesso dos nossos usuários aos diversos atendimentos oferecidos pelo Detran. Durante nossos mutirões, os serviços estão disponíveis em um único local, o que traz mais facilidade para a população. Também vamos utilizar este evento para levar informações para as pessoas sobre educação no trânsito. Essa parceria com a Secretaria de Saúde serve, também, como alerta para os índices de acidentes de trânsito com vítimas, principalmente com motociclistas, que vêm aumentando nos últimos tempos – explicou o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah.
 

Doação de sangue

Uma estrutura do Hemorio estará no local coletando bolsas de sangue para o hemocentro. A expectativa é captar cerca de 500 bolsas diárias. Serão 50 profissionais do Hemorio envolvidos no evento, e o atendimento será feito das 7h às 17h. 

– A doação de sangue é gratuita, voluntária e é um ato nobre de cidadania, e contamos, mais uma vez, com a solidariedade da população do Estado do Rio de Janeiro, que sempre atende aos nossos chamados. As bolsas de sangue coletadas nesse período garantem que o estoque do Hemorio será suficiente para abastecer as unidades de saúde nas festas de fim de ano, quando o número de doações cai bastante – disse o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim. 

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes. ATENÇÃO: Quem for tomar a vacina contra a febre amarela, deve realizar a doação antes de se imunizar contra a doença.

Prevenção

Uma das grandes novidades deste ano é a participação da endocrinologia no evento As pessoas que passarem pelo local poderão tirar dúvidas com os profissionais sobre as doenças crônicas mais prevalentes no Estado do Rio de Janeiro: obesidade, diabetes e hipertensão. Além de medir a glicose, aferir a pressão e medir o colesterol, quem visitar o Espaço Venâncio passará por uma avaliação corporal na balança de bioimpedância. O teste mede, através de uma leve corrente elétrica, a quantidade de água, gordura e a massa magra no corpo auxiliando o diagnóstico da obesidade e a estratificação do risco cardiovascular dos pacientes.

– A obesidade é o maior desafio de saúde enfrentando neste século, por isso, as ações de prevenção em saúde devem incluir a preocupação com o excesso de peso da população. Ser saudável é simples e barato e as medidas educativas são a base para a mudança dos hábitos – disse o endocrinologista da secretaria, Fabiano Serfaty.

Saúde do homem

Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata, a ação contará com uma estrutura dedicada à saúde do homem, no qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação sobre possíveis tumores na próstata. Em 2016, 1.140 homens foram atendidos e 126 foram encaminhados para acompanhamento por estarem com os níveis de PSA alterados.

– O câncer da próstata, na fase inicial, pode ser silencioso. Na fase mais avançada, pode ocasionar dificuldade para urinar, urinar com sangue, maior frequência na vontade de urinar e até retenção de urina. E mesmo se não apresentar algum desses sintomas, todo homem deve procurar um médico e realizar um check-up após os 50 anos – explicou Ronaldo Damião, professor-titular de Urologia da Uerj e coordenador do Centro de Saúde do Homem do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Vacinação contra a febre amarela

Desde o início do ano, a secretaria vem adotando medidas preventivas e atualmente, a campanha estadual de vacinação contra a febre amarela acontece em todos os 92 municípios do estado. Até agora, foram distribuídas mais de 6,6 milhões de doses da vacina. Durante o evento, quem ainda não tomou a dose e está dentro do público-alvo poderá se imunizar. A recomendação é que pessoas de 9 meses a 60 anos tomem a vacina. Para saber quem não pode tomar, é só acessar o site www.febreamarelarj.com.br.

– Ainda temos um percentual importante da população que não está imunizada, por isso, tomamos a decisão de realizar a vacinação durante todos os dias de evento – disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Odontologia e primeiros socorros

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, vai disponibilizar atendimento odontológico, além de orientações sobre escovação. Nesta terça-feira (21/11), às 11h, a banda da corporação fará uma apresentação especial com músicas de Tim Maia, Ary Barroso e Michael Giacchino, entre outras. Durante todos os dias do evento, os militares do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-hospitalar (CEPAP) estarão realizando palestras e demonstrações práticas de primeiros socorros.
 

Os agentes da Defesa Civil estarão à disposição com ações de conscientização e prevenção, cadastrando as pessoas para receberem mensagens via SMS com alertas sobre riscos de desastres.

Parcerias 

A Semana da Saúde conta com apoio do Grupo BandeBandeirantes de Comunicação, Drogarias Venâncio, Sistemas de Medição Médica e Balanças (SECA), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Sanofi, Instituto Morhan, Cruz Vermelha Brasileira, Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Laboratório Plasma, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Instituto Vital Brazil, 99 Táxis, Arquidiocese do Rio de Janeiro, CCR Barcas, VLT Carioca, EcoPonte, Piraquê, Embraarte, Bramil, Cedae, Café Evolutto, Polícia Militar, Guarda Municipal, Rio Luz e Comlurb.