Início Plantão Rio Governo do Estado forma turma de 364 inspetores penitenciários

Governo do Estado forma turma de 364 inspetores penitenciários

 

O Governo do Estado formou, nesta sexta-feira, a 1ª turma de Inspetores penitenciários do último concurso promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária, em 2012. No total, 364 profissionais, sendo 76 mulheres e 288 homens, irão reforçar o quadro de servidores do sistema estadual. De acordo com o secretário da Secretaria de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro de Carvalho, que representou o governador Sérgio Cabral no evento realizado no Theatro Municipal, os novos inspetores já começam a trabalhar no período de carnaval.

 

 

– Estamos recebendo agora o reforço significativo destes profissionais que estão chegando para o carnaval. Esta é uma profissão de carreira, uma função que dá orgulho a quem a representa, coisa que antigamente não existia. Só temos o que comemorar. No passado, o sistema penitenciário vivia de retalhos, ora a Polícia Militar, ora a Polícia Civil reforçando os seus quadros. Hoje mantemos um quadro único, com seus profissionais com formação única, e isso é um diferencial– disse.

 

 

Os inspetores de Segurança e Administração Penitenciária realizaram curso na Escola de Gestão Penitenciária (EGP) e no Centro de Instrução Especializada da Seap (Ciesp), que teve a duração de 344 horas/aulas, divididas em 10 semanas.

 

 

– Eles aprenderam que muito mais importante que a custódia do preso, é o desafio da transformação. A nossa mensagem é realmente esta. Ressocializar para um futuro conquistar – acrescentou o secretário.

 

 

Novas oportunidades e desafios

Para Raphael Roberto Martins Figueira, de 32 anos, poder fazer parte do grupo de servidores da secretaria é uma grande vitória.

 

 

– Fizemos um curso importante onde pude aprender muito. Gostei muito das disciplinas de técnicas de armamento e abordagem. Nas aulas teóricas tivemos matérias como Relação Interpessoal, entre outras como Rotinas e Procedimentos. Esta oportunidade é única.

 

 

A soldado da Polícia Militar, Suzana Barroso Barcelos, de 26 anos, também buscou o concurso porque queria novos desafios.

– Gosto da área e este cargo me possibilitará novas possibilidades, novos desafios. Estou muito feliz.

 

Governo do Rio