Início Plantão Mundo Gripe suína é ameaça real

Gripe suína é ameaça real

Vinte casos de gripe suína foram confirmados nos Estados Unidos neste domingo, enquanto a Casa Branca aumenta seus esforços para monitorar o avanço da doença. Richard Besser, diretor dos centros de controle de doenças e prevenção dos EUA, afirmou a jornalistas na Casa Branca que todos os casos no país são brandos. Autoridades norte-americanas disseram que o presidente dos EUA, Barack Obama, está sendo informado constantemente sobre a potencial expansão do surto, que já matou até 81 pessoas no México.

– Neste momento, a prioridade é garantir que a comunicação seja intensa e que os esforços de vigilância médica estejam totalmente ativados – disse John Brennan, assistente do presidente na área de segurança doméstica. Segundo Brennan, haverá rápida identificação e notificação de novos casos que possam ocorrer nos EUA e no México.

Em Nova York

Prefeito de Nova York, Michael Bloomberg confirmou, pela manhã (horário de Brasília), que oito crianças de uma escola pública da cidade apresentaram uma versão branda da gripe suína, mas disse que, aparentemente, o vírus não está se espalhando rapidamente entre a população.

– Não temos visto qualquer aumento que sugere um surto – disse Bloomberg a jornalistas, um dia após testes terem confirmado que as crianças apresentavam o vírus tipo A que provavelmente é gripe suína.

Bloomberg afirmou que as escolas públicas seguirão abertas, mas pediu àqueles com pequenos sintomas que permaneçam em casa por precaução. Concentrar-se em áreas públicas é uma maneira de espalhar o vírus, dizem especialistas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a gripe suína no México e nos Estados Unidos é um evento de saúde pública de preocupação internacional.

Sem pânico

Diante da ameaça, o governo dos EUA está acompanhando a evolução da realidade de perto e não há motivos para que norte-americanos entrem em pânico, disse disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, neste domingo. Em entrevista ao programa Meet the Press, da rede de TV NBC, Gibbs afirmou que o presidente norte-americano, Barack Obama, está sendo informado constantemente por autoridades de saúde e de segurança doméstica.

– É importante que o público entenda que estamos tomando as devidas precauções contra qualquer coisa que acontecer, não é hora de pânico – disse.

A Casa Branca planeja uma conferência de imprensa neste domingo para divulgar os preparativos que os EUA deverão tomar caso o surto da gripe suína ultrapasse os 11 casos que já foram confirmados no país. A gripe suína já matou até 81 pessoas no México.

 

Fonte: Correio do Brasil