Início Plantão Rio HemoRio: aumento de estoque no carnaval

HemoRio: aumento de estoque no carnaval

O HemoRio lançou nesta terça-feira (15/2) a oitava edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, cujo objetivo é manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população sobre os riscos da falta de sangue no período de carnaval. Vários artistas mostraram solidariedade e fizeram doações durante toda a manhã na sede do instituto.
Segundo a diretora-geral do HemoRio, Clarisse Lobo, a campanha deste ano terá como tom a solidariedade em função da tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana.
– É grande o número de pessoas querendo ajudar. Por isso, este ano, a campanha representa uma ode à solidariedade e à superação – explicou.
A ex-modelo Luiza Brunet doou sangue pela nona vez e levou a filha Yasmim, que seguiu o exemplo da mãe. A atriz Sheron Menezes também engrossou a corrente de solidariedade, que contou ainda com a presença da Corte do Carnaval 2011.
Ao som dos ritmistas da Portela e acompanhada do Rei Momo Milton Junior, da rainha do Carnaval 2011, Bianca Ferreira, e das princesas Talita Castilhos e Suzan Gonçalves, Luiza Brunet distribuiu sorrisos e simpatia durante a coleta de sangue. Para ela, a doação representa uma ação cidadã e voluntária importantíssima, não apenas neste período que antecede o carnaval, mas durante todo o ano.
– Hoje, para mim, a doação já se tornou algo prazeroso. Acho importante que pessoas públicas participem desse tipo de campanha, que ajuda a mobilizar a população para que igualmente se torne voluntária. A doação não dói nem tira pedaço – disse Brunet.
A chefe de atendimento ao doador do HemoRio, Naura Faria, explicou que o carnaval é um feriado prolongado, em que a demanda aumenta e o número de doadores cai.
– Por essa razão o ideal é que os doadores compareçam antes do carnaval para que a gente possa fazer os estoques – explicou.
O HemoRio é o hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. Até o carnaval, o órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil vai realizar diversas ações com outras personalidades do samba e agremiações. Para o dia 1º de março, o HemoRio prepara uma grande coleta móvel na Cinelândia.

Fonte: Hemorio