Hemorio comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

Hemocentro recebe 200 candidatos à doação diariamente
 

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta quarta-feira (16/6). O hemocentro convoca a população para doar sangue e lembra que, às vésperas do feriado prolongado de Corpus Christi, a movimentação no salão de doadores tende a cair.

 

Atualmente, o Hemorio recebe, em média, 200 candidatos à doação e coleta 150 bolsas de sangue diariamente. O número ideal para manter os estoques em bom nível é de 300 bolsas de sangue. O hemocentro tem capacidade instalada para receber até 400 doadores por dia.
 

– Doar sangue é um ato de amor. É muito importante o engajamento da população nessas ações para que possamos manter nossos estoques sempre abastecidos – declarou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
 

 

Nesta quarta-feira, o salão de doadores vai receber decoração especial e os candidatos serão recebidos com festa pelos funcionários. Na parte da manhã, está programada uma apresentação com os palhaços da trupe Doktor Klovn.
 

– A data é um marco e deve ser comemorada. Conscientiza as pessoas sobre a importância da doação de sangue e o quanto esse gesto de solidariedade é essencial para manter a vida de muitos pacientes. Mas precisamos sempre dos doadores, todos os dias, porque a doença não espera e as emergências não param – disse o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

 

Outra ação vai iluminar o Cristo Redentor de vermelho. A iniciativa integra a campanha Junho Vermelho, promovida pelo Hemorio em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Santa Casa, a Associação Pró-Vita e o Movimento Eu Dou Sangue.

 

Coleta móvel
Além de receber os doadores em sua sede, no Centro do Rio, o Hemorio leva a sua equipe de coleta de sangue para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo. A ação no local acontece das 10h às 15h, com limite de 120 cadastros para doadores de sangue.

 

Informações
É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser obtido no site do Hemorio: http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.
 

 

A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.
 

 

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas.

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.