Herói de Minas na Caixa Cultural Rio

Herói de Minas na Caixa Cultural Rio
 
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 9 a 11 de setembro, o espetáculo de bonecos “Chico Rei”, que conta a história de uma personagem que se torna um herói político e habilidoso, quando reconstrói, simbolicamente, seu reino em meio à repressão e ao preconceito, numa época em que nada era mais valioso que o ouro.
Apropriando-se da estatuária africana e do barroco mineiro, mais especificamente do Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, o espetáculo propõe um confronto entre estas duas estéticas tão diferentes, que ao mesmo tempo refletem a produção de imagens dos negros do Congo e dos mestiços brasileiros do século XVIII, ressaltando a importância dessa confluência para a formação da arte e do povo brasileiro.
Dentre as inúmeras histórias geradas pela conflituosa relação entre os escravos e os colonos brasileiros, a de Chico Rei é uma das mais fascinantes, pelo fato de, habilidosamente e envolto a um grande carisma, ter não só sobrevivido, como prosperado em meio a tamanha repressão. As histórias contam como Chico Rei construiu a Igreja do Alto da Cruz e teria introduzido o Congado no estado de Minas Gerais, com o Reisado do Rosário.
Sua história alimenta a memória, a tradição e desdobra a ambigüidade das festas, o significado de preservação da celebração das congadas e a importância do imaginário popular. A história do Rei do Congo não evoca só a história da resistência do negro sobre as condições do século XVIII, mas alude às situações vividas, atualmente, no país, como o racismo não declarado.
Entrevistas:
Márcio Miranda (31) 9336-2156
Serviço:
Teatro Chico Rei
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230, anexo, Centro (estação metrô Carioca)
Telefone: (21) 2262-8152
Lotação: 388 lugares, sendo dois reservados para portadores de necessidades especiais
Data: de 9 a 11 de setembro de 2011
Horário: 20h (de sexta a domingo)
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Ingresso: R$ 15,00 (inteira) R$ 7,50 (meia – além dos casos previstos em lei, todos os clientes CAIXA pagam meia)
Acesso a portadores de necessidades especiais

Fonte: Caixa

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.