Início Plantão Brasil Ida ao dentista antes da 1ª dentição

Ida ao dentista antes da 1ª dentição

É por volta dos seis meses de vida que nascem os primeiros dentinhos do bebê. Mas para que a criança cresça com a dentição saudável, é preciso que a rotina de cuidar da saúde bucal seja introduzida antes mesmo de o primeiro dente de leite aparecer. 
 
A cárie é um problema que pode perturbar tanto os mais velhos quanto os mais novos. Para evitá-las, uma das recomendações do Ministério da Saúde é massagear uma gaze úmida na gengiva do bebê após a última mamada do dia. “Assim que apareceram os primeiros dentinhos, mudei da gaze para uma escova própria para bebês, junto com pasta sem flúor, por recomendação da odontopediatra. A dentista explicou que minha filha já tinha idade e dentes suficientes (ela tem 12) para o uso da mesma”, conta a servidora pública Christiane Leite Caldas, mãe de Manuela, de um ano e dois meses.
 
Além da preocupação com a higiene diária, o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, lembra aos pais sobre a importância da primeira consulta odontológica do bebê. “Quanto mais cedo levar a criança a um profissional, melhor”. Ele explica que na ocasião o dentista irá avaliar as estruturas internas da boca podendo, assim, identificar fatores de risco de cárie e discutir com os pais os aspectos de higiene, controle alimentar e da amamentação. O profissional poderá orientar, também, sobre como proceder quando os primeiros dentes começarem a surgir.
 
O Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde recomenda, ainda, que o momento de escovar os dentes seja interessante para os pequenos. Transformá-lo em uma obrigação pode desestimular a criança. É preciso elogiar seu desempenho e esclarecer pacientemente a importância de manter a boca sempre limpa. “Nós orientamos que os pais tomem o cuidado de fazer a higienização bucal da criança de uma maneira prazerosa, e que garanta que essa higienização bucal seja bem feita. Depois é deixar a criança brincar com a escova, manuseá-la, para que aquele objeto se torne um objeto lúdico, e aí as possibilidades de que ela seja estimulada serão maiores.”, explica Pucca.
 
Os pequenos também aprendem imitando os pais. Por isso, escovar os dentes na frente dos filhos é uma maneira eficaz de fazê-los entender que esse é um hábito comum e importante. “Minha filha adora brincar com a própria escova. Ela fica esperando o momento da diversão. Manuela não pode ver ninguém escovando os dentes ou passando o fio dental que começa a rir! Acha o máximo.”, conta Christiane.
 
QUANTIDADE IDEAL DE PASTA – Escovar os dentes é um procedimento simples e imprescindível para manter a saúde bucal. Mas sabia que a grande maioria das pessoas usa a quantidade errada de creme dental? “Não precisa encher a escova. O equivalente a um grão de ervilha na escova de dente é mais do que suficiente para a gente fazer uma boa higienização. Aliás, é até melhor que seja pouco porque aí não faz muita espuma e a higienização fica mais eficiente”, alerta o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. 
 
Outro ponto que Pucca destaca é que grande parte das pessoas não limpa os dentes de trás e a importância de escovar as superfícies internas destes dentes, tanto os superiores quanto os inferiores Ele alerta, ainda, que toda mancha dentária, mesmo que aparentemente inofensiva, pode ser uma cárie. “Quando a mancha no dente surgir é bom que seja diagnosticado por um profissional capacitado. Se feito o diagnóstico precoce, muitas vezes com a aplicação tópica de flúor, não precisa ser nem restaurado o dente.”, observa o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
 
Além de cuidados com a higiene bucal, o Ministério da Saúde também recomenda a redução do consumo de açúcar para evitar as cáries e outros problemas bucais. Atualmente, o Sistema Único de Saúde oferece uma série de ações em saúde bucal, voltadas para crianças e cidadãos de todas as idades, por meio do programa Brasil Sorridente. Para mais informações, basta acessar www.saude.gov.br.

Fonte: Ascom/MS