Inauguração das obras de saneamento na Barra

Parceria pioneira entre a Cedae, Carvalho Hosken e RJZ Cyrela
 

Parceria pioneira entre a Cedae, Carvalho Hosken e RJZ Cyrela

Na manhã desta quinta-feira, 24, o governador do estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral inaugurou o sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Entorno da Avenida Via Parque, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Esta obra  visa o crescimento da região e foi realizada através de um acordo pioneiro entre o governo do estado, através da Nova Cedae, com as empresas de engenharia Carvalho Hosken e RJZ Cyrela, o que possibilitou antecipar em cinco anos, a captação de esgotos da Bacia da Av. Via Parque e áreas periféricas evitando a geração de passivos ambientais, além de assegurar o nível adequado de sustentabilidade às atuais e futuras construções da região.

O novo sistema, que também contou com o apoio da Câmara Comunitária da Barra, é composto por uma Estação Elevatória de Esgotos, que foi batizada como “Estação Península”. A unidade tem capacidade para transferir 450 litros de esgotos por segundo para o Emissário Submarino contribuiu com o ecossistema e agrega valor ambiental a diversos empreendimentos da Barra da Tijuca, entre eles as construções da Península, Gleba F e do Complexo 02, entre outras.

Esta é a realização de um sonho que vem desde 1974, o período em que a Barra começou a se desenvolver. A Carvalho Hosken e a RJZ Cyrela tem o maior prazer em colaborar com este processo, que é um passo importante para a despoluição do sistema lagunar da Barra e mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos ambientais do país, junto ao Comitê Olímpico Internacional”, declarou Dr. Carlos Fernando de Carvalho.  “Esta iniciativa pioneira entre a iniciativa público-privada faz com que todos saiam ganhando: empresariado, comunidade e governo”, informou Delair Dumbrosk. “A prefeitura tem que aplaudir o que o governo do Estado, através da Nova Cedae tem feito em relação à Barra. Em contrapartida, o prefeito deu início as obras de dragagem nos rios de Jacarepaguá para ajudar na despoluição do sistema lagunar da Bacia de Jacarepaguá”, declarou o subprefeito, Tiago Mohamed. “É importante poder contar com o apoio do empresariado e todos os segmentos da comunidade da Barra para acelerar a reestruturação ambiental da região”, acrescentou Donato Velloso.

Na solenidade estavam presentes além do governador Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, o presidente da Carvalho Hosken, Carlos Fernando de Carvalho, o vice-presidente da RJZ Cyrela, Rogério Jonas Zylbersztajn, o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosk, o vereador e secretário de gabinete da prefeitura do Rio, Luiz Antonio Guaraná, (representando o prefeito Eduardo Paes), o deputado estadual Domingos Brazão, (representando a Assembléia Legislativa do estado), os vereadores Carlos Caiado e Chiquinho Brazão, o subprefeito da Barra, Jacarepaguá e Vargens, Tiago Mohamed e o subprefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly. Também participaram da cerimônia o vice-presidente da Carvalho Hoskem, Carlos Felipe de Carvalho, o diretor de marketing da empresa, Ricardo Côrrea, o presidente da AIB, Manuel Lopes, o presidente da ONG Instituto Lagoa Viva, Donato Velloso, o comandante do 31º BPM, o ambientalista, David Zee, líderes de associações civis, comerciais e comunitárias da Barra.

Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.