Instituto do Câncer do Rio de Janeiro (INCA) promove ação de conscientização de doação de sangue antes do Carnaval na via Dutra

Como diz um famoso samba "só o doador faz a vida prosseguir". E é nesse ritmo que o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) realiza mais uma campanha pré-carnavalesca de doação de sangue, do dia 01 até 07 de fevereiro
 

Com o tema “Tá na hora de Doar”, o Bloco da Solidariedade terá como padrinhos, assim como nos anos anteriores, o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e a bailarina Ana Botafogo, além do apoio do Fluminense Football Club e outros parceiros. O lançamento da campanha acontece hoje, dia 01/02 às 11h, no Banco de Sangue da Instituição, na Praça Cruz Vermelha, centro do Rio de Janeiro.Para deixar a festa ainda mais animada, o primeiro casal de mestre sala e porta bandeira do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, Julinho e Rute Alves, e integrantes da bateria da escola estarão presentes. A CCR NovaDutra apoia a ação com a distribuição de 10 mil folhetos aos usuários na rodovia, nas praças de pedágio de Itatiaia (RJ) e Seropédica (RJ).

 

 

Nesta época do ano as doações caem, em média, 50% – causando dificuldades no atendimento aos pacientes em tratamento oncológico, que precisam de transfusões regularmente.

 

A chefe do Serviço de Hemoterapia do Instituto, Iara Motta, explica que o INCA recebe cerca de 1.600 doadores por mês. Porém, na época de feriados prolongados, como é o caso do Carnaval, as doações diminuem bastante.

 

“A mobilização para ‘desfilar no Bloco da Solidariedade’ é fundamental não só para suprir o Banco de Sangue nesta época, como para ajudar a conscientizar as pessoas do quanto é importante doar sangue com regularidade”, ressalta a médica.

 

 

Depois dos hospitais de emergência, o INCA é a unidade pública de maior movimento de pacientes do Rio. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico e os que estão com leucemia necessitam de transfusões de sangue regularmente. Para atender a demanda, o Instituto necessita, em média, de 1.600 doadores por mês.

 

 

A doação de sangue ou plaqueta pode ser realizada entre os dias 01 e 07 de fevereiro, das 07h30 às 14h30 e aos sábados das 08h00 às 12h00, no banco de sangue do INCA, localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, centro, Rio de Janeiro. Para doar você deve apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e evitar alimentos gordurosos 3 horas antes da doação. Maiores informações pelos telefones (21) 3207-1580 ou 3207-1021.

 

 

Para a realização dessa campanha, o INCA contou ainda com o apoio da CCR Ponte, CCR NovaDutra, Fundação do Câncer, INCAvoluntário e Lapa 40º.

 

 

Serviço:
Lançamento da Campanha Bloco da Solidariedade
01/02 às 11h00 no Banco de Sangue da Instituição, na Praça Cruz Vermelha, centro, Rio de Janeiro.

 

Assessoria

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.