Início Plantão Rio Ipea analisa dados da Pnad

Ipea analisa dados da Pnad

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lança na próxima quinta-feira, 23, às 10 horas, no Rio de Janeiro o Comunicado do Ipea n° 62: PNAD 2009 – Primeiras Análises: O Mercado de Trabalho Brasileiro em 2009. O comunicado é o primeiro da série de análises que o Instituto fará sobre os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE). 

O Comunicado analisa dados da Pnad 2009 sobre taxa de participação dos homens e mulheres no mercado de trabalho, crescimento ocupacional, formalização, participação dos ocupados por setor de atividade, escolaridade e idade, taxa de desocupação e rendimento.  

Os dados mostram números colhidos no contexto do início da recuperação após a crise financeira internacional. Apesar da piora em indicadores quantitativos, como o desemprego e a queda da ocupação na indústria e no transporte, houve evolução positiva em índices referentes à qualidade do posto de trabalho, como grau de formalidade e rendimento médio de todos os trabalhos.                                                                                                          

A apresentação do Comunicado do Ipea nº 62 será feita pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Carlos Henrique Leite Corseuil. O lançamento será realizado em entrevista coletiva na sede do Instituto no Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar.

 

 

Fonte: Ipea