Jogo virtual para educação de trânsito

Jogo virtual para educação de trânsito
 

Aprender as normas de trânsito conhecendo os principais pontos turísticos do Rio e, ainda por cima, se divertindo em um viodeogame é o que todo jovem prestes a tirar sua carteira de motorista certamente gostaria de fazer. Pelo menos mais de 50 mil deles terão esta oportunidade com o lançamento da edição virtual do jogo educativo Na Pista do Melhor Caminho, uma parceria entre o governo do estado e a fabricante de pneus francesa Michelin, que desenvolveu o projeto criado pelo professor Milton Quintino, do Estúdio Criatura.

Inicialmente, terão acesso ao jogo os alunos de 55 escolas estaduais, mas, a partir de junho, o jogo será disponibilizado para todas as escolas da rede estadual de ensino através do endereço www.conexaoaluno.rj.gov.br e, em setembro, a Secretaria de Educação organizará um grande campeonato entre as escolas que se inscreverem para a escolha dos melhores jogadores dessas agremiações, nos mesmos moldes do torneio piloto realizado com os alunos do Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, situado na Rua Augusta Candiani s/n, em Campo Grande, Zona Oeste.

Cerca de 270 alunos desta escola se inscreveram para disputar o torneio usando o videogame instalado no laboratório do colégio. Desde o dia 22 de março, foram realizadas eliminatórias que classificaram 18 semifinalistas, dos quais saíram 10 finalistas, de cujo embate resultaram os cinco melhores, premiados hoje de manhã, em solenidade no colégio que marcou o lançamento do jogo virtual e da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação, o Detran e a Michelin para o desenvolvimento dele na rede estadual de ensino. A subsecretária de Comunicação e de Projetos da Secretaria de Educação, Delania Cavalcanti, representou o governador Sérgio Cabral e a secretária Tereza Porto na cerimônia.

Os vencedores receberam como prêmio uma visita a três dos pontos turísticos que compõem o jogo – Corcovado, Pão de Açúcar e Jardim Botânico -, culminando com um almoço em uma churrascaria da cidade. O primeiro colocado foi o aluno Felipe Luís da Silva Melo Machado, seguido dos estudantes Felipe dos Santos Guimarães, Ricardo Medeiros da Silva, Wesley da Silva Vicente e de Luan Carlos Paulista da Silva.

– Primeiro, vamos capacitar os orientadores tecnológicos, os chamados OTs, que trabalham nos laboratórios de informática dos colégios, para entenderem o jogo e a jogá-los com os alunos. Além disso, professores de várias disciplinas também poderão utilizar esta ferramenta em sua aulas. A Secretaria de Educação quer levar para as salas de aula objetos de aprendizagem que sejam contemporâneos do aluno de hoje, muito familiarizado com o computador, por exemplo – explicou Delania Cavalcanti.

Segundo a coordenadora de Educação do Detran, Janete Bloise, que representou o o presidente do departamento, Fernando Avelino, os jovens são as maiores vítimas de acidentes de trânsito no Estado do Rio. Ela contou que em 2008 mais de 90 jovens morreram em conseqüência desses acidentes. Por isso, o Detran, desde 2008, adotou esse jogo, inicialmente desenvolvido em tabuleiros, pois o considera lúdico e, ao mesmo tempo, educativo.

– Os jovens estudantes serão multiplicadores desse conhecimento adquirido junto a seus familiares e amigos para combatermos um inimigo comum: os acidentes de trânsito – completou Janete.
O jogo virtual tem por objetivo reforçar os conhecimentos sobre normas, riscos e dispositivos de segurança no trânsito para jovens que vão obter a carteira de habilitação, tratando de questões relacionadas à mobilidade, a partir de conceitos de responsabilidade social. É um jogo de estratégia. Para vencer, basta somar 18 pontos antes do adversário. Para alcançar a pontuação, deve-se chegar aos alvos da missão e responder corretamente às perguntas relativas a trânsito.

– Uma das grandes preocupações da Michelin, enquanto fabricante de pneus, é a segurança das pessoas. A empresa vem desenvolvendo projetos para minimizar acidentes e vem melhorando a qualidade e confiabilidade de seus produtos para aumentar a segurança dos veículos que equipam. Mas, sem dúvida, o meio mais eficaz de assegurar essa segurança no trânsito é a educação das pessoas, sobretudo os jovens – argumentou o presidente da Michelin para a América do Sul, Jean-Philipe Ollier, acrescentando que a Firjan também já decidiu adotar o jogo nas escolas do Sesi.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.