Início Plantão Mundo Khadafi vendeu mais de 20% das reservas de ouro

Khadafi vendeu mais de 20% das reservas de ouro

Nos últimos dias, o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, vendeu mais de 20% das reservas de ouro do país. A informação foi confirmada pelo presidente do Banco Central líbio, Qassem Azzoz, baseada em dados do final de agosto. Segundo Azzoz, o total dos bens do Banco Central é US$ 115 bilhões, dos quais US$ 90 bilhões estão no exterior.
 
De acordo com antigos colaboradores de Khadafi, com o dinheiro da venda do ouro o líder pretende pagar por segurança. Não há detalhes sobre essa intenção. O cerco ao presidente está cada vez mais fechado, pois a maior parte da Líbia está sob o comando da oposição.
 
Khadafi está desaparecido desde que a opositores ocuparam Trípoli, a capital líbia. Mas quarta-feira (7/9) a voz dele foi transmitida por uma emissora de televisão da síria. Na entrevista, o líder negou que tenha fugido para o Níger e prometeu manter-se em combate.
 
Porém, a mulher de Khadafi e três de seus filhos pediram abrigo na Argélia. Dois dias depois de a família chegar ao país vizinho à Líbia, Aisha, filha de Khadafi, deu à luz o quarto filho – uma menina. O governo argelino argumentou que abrigou a família por “razões humanitárias”.

Fonte: Agência Brasil