Início Plantão Rio Lei Seca em Petropólis pela primeira vez

Lei Seca em Petropólis pela primeira vez

A Operação Lei Seca foi realizada pela primeira vez na cidade de Petrópolis, na Região Serrana, neste fim de semana. Coordenada pela Secretaria de Governo, a campanha educativa e de fiscalização tem o objetivo de reduzir o número de acidentes por meio da conscientização de que motoristas devem evitar consumir bebidas alcoolizados ao dirigir. Segundo dados da equipe da Operação Lei Seca, realizada no município de Petrópolis, na madrugada de sábado para domingo, 54 motoristas foram multados e 26 veículos rebocados. Onze pessoas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, também conhecido como bafômetro. De acordo com a Secretaria de Governo, responsável pela ação, 158 carros foram abordados sendo que somente 147 motoristas realizaram o teste de embriaguez.

As blitzes ocorrem nas vias com maior número de acidentes e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite. Os motoristas são abordados e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor alcoólico no sangue. Em paralelo, cadeirantes, vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da Secretaria de Estado de Governo distribuem panfletos em bares, boates e restaurantes sobre o perigo de misturar direção e álcool.

De acordo com o coordenador-geral da operação, o subsecretário de Governo, Carlos Alberto Lopes, as ações continuarão, pois só a longo prazo a campanha de conscientização terá resultados. De caráter permanente, a operação, segundo Lopes, está sendo feita de forma consistente e crescendo gradativamente.

– Estamos trabalhando para que o nosso projeto seja consistente para não prejudicar a qualidade das operações em detrimento da quantidade. As pessoas abordadas, mesmo quando sofrem advertência e infração, elogiam a abordagem de nossa equipe. Explicamos o projeto para a população e sempre deixamos claro que não somos contra a bebida, mas a favor da vida – explica.

Fonte: Governo do Estado do Rio