Início Plantão Barra Lei Seca vai fiscalizar motoristas de carros alegóricos

Lei Seca vai fiscalizar motoristas de carros alegóricos

A pedido do Ministério Público e da Prefeitura do Rio, a Operação Lei Seca fará um trabalho inédito nos dias de desfile do Sambódromo: fiscalizar os responsáveis por guiarem os carros alegóricos. A ação acontecerá a partir de amanhã e segue até segunda (12/2). A operação retorna no sábado (17/2), no Desfile das Campeãs. As equipes ficarão na concentração.

– Os motoristas serão testados no etilômetro por agentes da Lei Seca, para garantir que eles possam entrar na avenida e realizar o desfile com segurança para os que assistem e os que participam, evitando acidentes. A estimativa é de que sejam realizados cerca de 300 testes nessa ação – disse o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade.

Os agentes farão o teste do bafômetro e informarão à Liesa se os motoristas têm condições de dirigir os carros alegóricos ou não. Mas quem decidirá se haverá alguma sanção ao condutor que estiver alcoolizado será a organização do evento.

Esta nova ação se soma ao trabalho desenvolvido anualmente na época de folia, quando agentes da Lei Seca fazem ações preventivas e educativas no estado, utilizando câmeras individuais. O objetivo é dar transparência às ações e garantir que seja auditada a qualidade do serviço das equipes. As imagens gravadas pelos agentes podem produzir provas de que o motorista estava sob efeito do álcool. Todas as câmeras possuem um chip 4G e um mapa de localização, que permite que as imagens sejam monitoradas, não somente pela Central de Monitoramento, mas pelo coordenador da operação, através de um site.

– É um recurso tecnológico que apoia a Lei Seca em um período tão crítico do ano – comentou o tenente-coronel Marco Andrade.