Início Plantão Mundo Lovely Faces usa dados de rede social

Lovely Faces usa dados de rede social

Um site de namoro roubou informações de 1 milhão de perfis do Facebook e pode ser alvo de processo movido pela rede social. A página de encontros Lovely Faces entrou no ar na semana passada e já tinha 250 mil membros no primeiro dia – todos extraídos do Facebook sem o consentimento dos usuários nem da rede social. Os criadores são dois italianos (um artista de mídia e um jornalista) que admitem o roubo e justificam a violação como um ato de liberdade contra "as restritivas e entediantes regras de sociabilidade do Facebook". 
 
"Numa tentativa de libertar informações pessoais tidas como exclusivas pelo Facebook, nós gastamos alguns meses baixando informação pública de um milhão de perfis (inclusive fotos). (…). Após algumas semanas, encaramos as evidências. Todas as pessoas queriam atrair novas pessoas, ter mais relacionamentos, expressar e receber amor através dos seus perfis digitais. Mas elas estavam presas ao Facebook, que possuía suas informações pessoais e restringia suas ações com normas de privacidade primitivas. As pessoas querem mais do que apenas seus círculos restritos de `amigos`, e querem isso rápido e facilmente", escreveram Paolo Cirio e Alessandro Ludovico em um comunicado à imprensa.  A página está fora do ar no momento. 
O porta-voz do Facebook Barry Schmitt afirmou, segundo o site Computerworld , que a dupla violou os termos de uso da rede social: "Nós já adotamos, e continuaremos a adotar, medidas legais contra organizações que violam nossos termos. Já contatamos o Lovely Faces para exigir que eles apaguem as informações e tomaremos medidas adicionais caso seja preciso". 

Fonte: Digital & Mídia