Início Plantão Rio Macaé terá VLT

Macaé terá VLT

Macaé será a primeira cidade do estado a ter o serviço de veículo leve sobre trilhos (VLT) para passageiros. Após muitas etapas, análises, vistorias e aprovações, foi assinado, nesta quinta-feira (30/07), na antiga Estação Central da FCA, em Miramar, Macaé, pelo prefeito da cidade, Riverton Mussi, pelo secretário de Transportes, Julio Lopes, pelo diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, e pelo presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcelo Spinelli, contrato operacional deste novo modal de transporte ferroviário, que cortará a cidade num sistema de integração aos usuários.

A previsão é de que o sistema tenha 23 quilômetros de linha férrea ligando os bairros Lagomar e Imboassica. O estado, através dos dados fornecidos pelo governo municipal, elabora estudo que já indica oito estações no final do processo, iniciando com a implantação de cinco, sendo quatro periféricas e uma central, com dois desvios ativos para permitir o cruzamento de trens.

Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, já tendo por base dados disponíveis no estudo técnico do governo, o VLT de Macaé tem previsão de transportar 660 passageiros/hora pico, o equivalente a 8,25 ônibus padrão de 80 lugares.

Jorge Siqueira, secretário municipal de Mobilidade Urbana de Macaé, conta que o prefeito Riverton Mussi está há meses atuando para a viabilizar o projeto, que deverá ficar pronto até 2012, devido ao cumprimento de todos os procedimentos técnicos, burocráticos e legais.

Para ter certeza de que o projeto seria perfeito para Macaé, o prefeito Riverton Mussi, visitou em março a Região do Cariri, no Ceará, onde já existe uma experiência bem-sucedida neste formato.

– O VLT do Cariri é um transporte de média capacidade e grande conforto, utilizando veículos tipo leve sobre trilhos, denominado Transporte Rápido Automotriz (Tram). A demanda inicial estimada é de cinco mil passageiros/dia, com período operacional entre 5h30 e 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia – afirmou Mussi.
 
Por Ascom da Secretaria de Transportes

Fonte: Governo do Estado Rj