Início Plantão Barra Maior feira de invenções do mundo chega ao RJ dias 3 e...

Maior feira de invenções do mundo chega ao RJ dias 3 e 4 de novembro com entrada gratuita

Um robô voluntário que interage com crianças hospitalizadas. Um jogo para multijogadores inspirado nos Arcades dos anos 1980 que resgata a memória afetiva por intermédio da Realidade Aumentada. Roupas que conectam pais e bebês durante a gestação e, assim, fortalecem o vínculo afetivo entre o pai, o bebê e a gestante durante a gravidez, em situações de distância física. Um grupo de meninas que se reúne para criar, brincar e desafiar robôs.

 

Nos dias 3 e 4 de novembro, essas e outras invenções poderão ser conhecidas de perto – e de graça – durante a Maker Faire Rio de Janeiro, a primeira edição na América Latina da Maker Faire que acontece no recém-inaugurado ExC, no Jardim Botânico. Considerada a maior feira de invenções e entretenimento do mundo, a Maker Faire chega ao Rio de Janeiro com patrocínio da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro. O objetivo é traduzir o conceito de ‘cultura maker’ nas mais diversas áreas, da robótica até as artes, passando por engenharia e ciência para todas as idades.

 

Profissionais nacionais e internacionais que são referências no assunto, como a designer, pesquisadora e maker Rita Wu, que será a Mestre de Cerimônias da Maker Faire Rio de Janeiro e fará a abertura oficial da programação no palco de palestras nos dois dias de evento, além de conversar com o público durante ou após palestras como as de Francesco Lena, Diego Thuler e Maurício Jabur, e interagir com os demais makers expositores do evento; o professor, empreendedor e Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia Luciano Meira, que propõe a ‘Escola maker’, para tornar o modelo de educação mais inovador; o ‘DevArtist’, Clelio de Paula, maker que é uma mistura de artista e desenvolvedor; e o arquiteto  Ramon Knoester, criador da primeira ilha flutuante habitável do mundo feita a partir de resíduos de plástico encontrados no oceano, além de makers de 19 cidades e oito estados do Brasil selecionados pela curadora Daniela Brayner.

Confira todos os detalhes da programação da Maker Faire Rio de Janeiro:

 

Exposição:

Ramon Knoester, arquiteto criador da primeira ilha flutuante habitável do mundo feita a partir de resíduos de plástico encontrados no oceano. Apresentará o Recycled Park, primeiro parque verde flutuante do mundo, de 140 m2, inaugurado no dia 4 de julho de 2018, no porto de Roterdã. O Recycled Park foi construído a partir de detritos flutuantes encontrados nos rios e no porto que foram recuperados e reciclados.

 

Alius, Bartoloseu e Beemaker – Exposição interativa com três bonecos em tamanho humano, totalmente articulados. O público poderá criar cenas ou fotonovelas, também atuando nas cenas. As fotografias serão publicadas nas páginas dos bonecos. Com o maker Daniel Calado.

 

Projetos:

 

Cyberize – Objeto eletrônico-digital implantável no corpo humano que propicia ao usuário um fluxo de informação direto da internet. Com o maker Levy Fernandes.

 

Robô Da Alegria – projeto voluntário que visa desenvolver um robô para interação com público infantil em ambiente hospitalar. Utilizando ferramentas de hardware e software abertas, e ganhador de prêmios do Instructables: maior site DIY do mundoCom o maker Igor Fonseca Albuquerque.

Bolha – Uma empresa de design e tecnologia. Criamos soluções combinando hardware, software e fabricação digital a partir da união entre o físico e o digital. Com o maker Nagib Nassif Filho.

Experiências:

 

AR INVADERS – Inspirado nos Arcades dos anos 1980, jogo multiplayer baseado no Space Invaders em Realidade Aumentada. O objetivo é oferecer experiências sensoriais para o espectador criando ativações em tempo real que consigam envolve-los através de imersão e arte. Com o maker Clélio de Paula, Clélio de Paula, DevArtist (artista e desenvolvedor) que investiga afetividade e memória através de holografias em ambientes virtuais.Empreendedor fundador da WeSense.

 

GIRLPOWER Meninas STEAM – Venham ver e brincar com Robos montados por meninas em uma pista ofical de competição. Crie, como quiser, o seu melhor robô! Robos virtuais desafiarão as meninas e meninos com problemas nas ciências, tecnologia, engenharia artes e matemática STEAM.

Ávidos: Vestíveis para conectar pais e bebês durante a gestação – O sistema Ávidos, composto por dispositivos vestíveis para casais expectantes, consiste em um sistema de comunicação wireless para fortalecer o vínculo afetivo entre o pai, o bebê e a gestante durante a gravidez, em situações de distância física. Um cinto com sensores utilizado pela grávida envia um sinal para um cordão usado pelo pai, que vibra quando o bebê se move. Com a maker Luma Rodrigues.

Coletânea de projetos makers usando Arduino – Descubra todo o potencial da robótica e dos controladores open source com Arduíno. Aprenda como o hardware open source pode ajudar na realização dos seus projetos. Com o maker Felipe Elias Bordalo, de 14 anos.

Projeto Morrinho – “Intervenção Ação” Arte com o Projeto Morrinho e a Cia Teatral Morrinho. As oficinas pretendem estimular a pintura em tijolos e sua criatividade com frases diversas – O Teatro como ferramenta de interação, intervenção e abraço coletivo. Com o maker Alexandre Laje.

PiMu – A PiMu nasceu para que todos possam ser capazes de compor música! Desenhe botões, teclas e esquemas com tinta guache, massinha, grafite… e depois toque para sair som. Todos podem compor com PiMu – A primeira lousa de composição do mundo! Com o maker Vitor Moreira.

 

Remaker – Desmontar brinquedos é o alimento da curiosidade de todo maker, o difícil é remontar igual! Mas para que ser igual? Nesta oficina usamos peças de brinquedos e eletrônicos para criar divertidos objetos! Com o maker Helbeth Trotta.

Franzininho – Franzininho incentiva o empoderamento das pessoas através da tecnologia. Apresentaremos o FranzMakey o Makey Makey Brasileiro de baixo custo, onde podemos interagir com objetos, frutas, talheres, tudo que for condutivo. Além da demonstração dos robôs. Com a maker Diana Santos.

NAVE Labs – Projetos de robótica para educação – Venha conhecer diferentes formas de usar robótica e arduino na sala de aula, projetos para serem feitos juntos de professores e alunos. Com o maker Lucas Soares.

Palestras:

Luciano MeiraPh.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia, professor na Universidade Federal de Pernambuco, Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas do Porto Digital da qual é sócio fundador. A partir da palestra “Escola maker, estilo DIY (fala você mesmo!), propõe reflexão sobre como transformar a escola, seus arranjos sociais e os processos de aprendizagem ao longo da vida através da gamificação e mecânicas de videogames.

 

LEDdress – um vestido IoT – Esta palestra vai apresentar o mundo da Internet das Coisas, Movimento Maker e possibilidade com Circuitos Vestíveis. Será apresentado o LEDdress, um vestido IoT, com possibilidade de cores através de conexão wifi, desde sua concepção à finalização. Com a maker Gedeane Kenshima.

Snappy 3. A impressora 3d com 98% das peças Impressas por outra impressora 3d. Nesta palestra os participantes serão apresentados a Snappy, a impressora 3d Reprap que entrou para o Guinnes book como o projeto com o maior número de partes autorreplicáveis por outra impressão 3d no mundo. Com o maker Guilherme Razgriz.

 

SERVIÇO:

MAKER FAIRE RIO DE JANEIRO – Sympla

bit.ly/VisiteMakerFaireRIO – Ingressos gratuitos!

PROGRAMAÇÃO:

http://riodejaneiro.makerfaire.com/

A Maker Faire Rio de Janeiro é organizada de forma independente pela Nuvem Criativa sob licença da Maker Media, Inc.

Realização: Nuvem Criativa e Maker Media

Patrocínio: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Oi

Apoio: Leroy Merlin, Nave à Vela e Little Maker

Apoio Cultural: Oi Futuro

Parceria: Vento, Tech Trash, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do Rio de Janeiro, HUB, Bolha, Fabulosa, WeSense.us