Mais de 14 mil PMs atuarão no estado nos dias de carnaval

Efetivo do BPTur será dobrado nos principais pontos turísticos da capital
 

 

Famoso por reunir multidões, o carnaval do Estado do Rio contará este ano com o policiamento de 14.454 PMs em cada um dos dias de folia. No total, 2.162 viaturas serão empregadas na segurança – incluindo unidades especiais, como o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), que inicia amanhã seu esquema especial de atuação. O objetivo é atender os visitantes e garantir a segurança durante a folia.

 

Em 2012, a PM empregou cerca de 12 mil policiais por dia no feriado de Momo. Na área do Píer Mauá, onde somente no domingo de carnaval devem aportar oito navios para a folia, sete agentes do BPTur vão ficar responsáveis pela segurança: pelo menos uma dupla fazendo patrulhamento de bicicleta. O número de policiais é mais do que o dobro dos três habituais.

 

As ações serão integradas e coordenadas com a Guarda Municipal e a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat).

– Além do reforço, vamos promover as operações regulares contra táxis piratas e flanelinhas, alguns dos crimes mais comuns na região – explicou o capitão Gustavo Freitas, responsável pelo planejamento de policiamento do BPTur.

O efetivo será reforçado em todos os pontos turísticos mais visados, como a Urca, que vai ter de cinco a seis policiais, em vez dos três usuais. A ideia é que cada ponto turístico conte com a atuação de pelo menos um policial bilíngue. As áreas de atuação do BPTur abrangem o Corcovado, as Paineiras, o Cristo Redentor, a Rodoviária Novo Rio, os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, o Aterro do Flamengo, as orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, além da Lapa, do Mirante Dona Marta e da Vista Chinesa. O esquema permanecerá desta forma até a Quarta-feira de Cinzas.

Na capital, serão 7.684 policiais por dia, divididos entre Zona Sul, Centro e Tijuca; e Zona Oeste e parte da Norte. A cada dia, 1.110 viaturas vão circular pela cidade, que terá, autorizados pela PM e pela Riotur, até a Quarta-feira de Cinzas, 357 blocos de carnaval.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.