Início Plantão Brasil Mais de 750 casos no Brasil

Mais de 750 casos no Brasil

O Brasil tem 19 novos casos de influenza A (H1N1) – gripe suína. Agora são 756 casos, de acordo com boletim, divulgado ontem, pelo Ministério da Saúde. Os estados que registraram novos casos foram: São Paulo (sete); Rio de Janeiro (dois); Rio Grande do Sul (dois); Minas Gerais  (seis); Paraná (um) e Mato Grosso do Sul, que registrou seu primeiro caso. 
Permanecem ainda em investigação, pelo ministério, 125 casos. Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina     (287 casos), Estados Unidos (88) e Chile (42).
Os estados com o maior número de ocorrências da gripe são: São Paulo (325), Rio Grande do Sul (101), Rio de Janeiro (83), Minas Gerais (84), Santa Catarina (51) e o Paraná (24), além do Distrito Federal (30). O MS acompanha 1.414 casos suspeitos e já descartou 1.203
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou 89.921 casos, em 125 países. Até o momento, 382 pessoas morreram em decorrência da gripe. Segundo a organização, a disseminação da gripe não pode mais ser contida.
Temporão, anunciou, também ontem, mudanças no protocolo de atendimento da gripe suína. Em casos suspeitos com sintomas leves, o médico deverá encaminhar o paciente para isolamento domiciliar e medicá-lo conforme gripe comum. Nesses casos, não será mais solicitado exame laboratorial.
Nos casos suspeitos com sintomas graves, os exames e o uso do medicamento específico continuam sendo recomendados.
Temporão também pediu à população que, ao sentir sintomas, procure um posto de saúde comum ou um médico do plano de saúde. Para evitar superlotação, as 68 unidades de referência só devem ser procuradas em casos graves.

 

Fonte: Ministério da Saúde