Maratona forma multiplicadores em educação fiscal

Maratona forma multiplicadores em educação fiscal
 

Um grupo de 440 pessoas, entre as quais 326 alunos da rede pública, participarão do I Encontro de Jovens Multiplicadores de Educação Fiscal, entre os dias 19 e 24 de julho. Os jovens ficarão alojados no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, na Rua Almirante Alexandrino, 2.495, Santa Teresa, para cumprir uma extensa agenda de atividades relacionadas à educação fiscal, acadêmicas e culturais. No fim do encontro, deverão apresentar um plano de ação a ser desenvolvido em sua região.
O Curso de Jovens Multiplicadores de Educação Fiscal é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, com a participação dos gestores do programa no Estado, que são a Secretaria de Estado de Fazenda, a Receita Federal do Brasil/7ªRF, Ministério da Fazenda/CentESAF/RJ, Controladoria Geral da União–CGU/RJ, e do Ministério da Educação-REMEC/RJ.
O projeto é dirigido aos estudantes dos grêmios estudantis, parlamento juvenil e movimento estudantil organizado (UBES), objetiva estimular a formação crítica dos jovens estudantes, comprometida com as necessidades da comunidade local, mas igualmente conectada aos temas globais.
O Programa Nacional de Educação Fiscal é um movimento nacional do poder público municipal, estadual e federal brasileiro. Um de seus principais objetivos é instituir, em definitivo, a Educação Fiscal como prática pedagógica, implantada de forma permanente no sistema educacional do país e no centro das discussões que afetam a sociedade civil.
A partir do contato com a Educação Fiscal, a comunidade passa a compreender como o cidadão sustenta o poder público com o pagamento de impostos e como deve fiscalizar a administração para que os recursos sejam redistribuídos à comunidade, na forma de serviços e políticas públicas. O Programa pretende auxiliar na mudança de comportamento da sociedade, contribuindo para que as pessoas assumam posição de cidadãs ativas.

Fonte: Secretaria da Fazenda

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.