Início Plantão Rio Matrículas abertas para o ProJovem Urbano

Matrículas abertas para o ProJovem Urbano

A Secretaria Municipal de Educação informa que as matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens 2013 (PROJOVEM URBANO) estão abertas até o dia 30 de setembro. O programa tem como objetivo garantir ações de elevação de escolaridade, na forma de curso, qualificação profissional inicial e participação cidadã. Podem participar jovens com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. Para fazer a matrícula, o interessado precisa ir até uma das oito escolas que oferecem o Programa e apresentar o CPF, a Carteira de Identidade e um comprovante de residência. Quem já estudou deve apresentar também o seu histórico ou declaração escolar.

 

 

Os alunos do PROJOVEM URBANO terão direito aos mesmos benefícios dos outros alunos da Rede Municipal como: material escolar, livros, uniformes e uma refeição completa diariamente (jantar). Os alunos que utilizarem o transporte coletivo para dirigir-se à escola receberão o “Riocard”, sistema eletrônico de passe livre para os estudantes. Além disso, os estudantes também poderão fazer uso de todos os espaços da escola como laboratório de informática, sala de leitura, entre outros.

 

 

O curso, com duração de 18 meses ininterruptos, oferece a conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional inicial em Administração ou Turismo e Hospitalidade, além de atividades de participação cidadã. As aulas do PROJOVEM URBANO terão início no dia vinte e três de setembro e serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 18 às 22h. Os alunos receberão além das aulas do currículo obrigatório, a qualificação profissional, aulas de informática e auxílio de R$100,00 (cem reais), por mês, através do Governo Federal.

 

 

A qualificação profissional será oferecida através de dois arcos ocupacionais: Administração (arquivador, almoxarife, contínuo Office-boy/Office-girl, auxiliar administrativo) e Turismo e Hospitalidade (organizador de eventos, cumim, recepcionista de hotéis, monitor de turismo local).

 

 

Os alunos aprovados ao término do curso receberão um certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, modalidade EJA, com a indicação da Qualificação Profissional Inicial oferecida na escola onde estudou. Os estudantes serão orientados ainda, para realizar suas matrículas nas escolas de Ensino Médio do Estado. Eles também poderão optar por participação da seleção de ingresso no Ensino Médio articulado com a formação profissional (PROEJA) que é oferecido no Colégio Pedro II e no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Além disso, são divulgadas ofertas de vagas para o Ensino Médio e em cursos de qualificação profissional. 

 

PREFEITURA DO RIO