Meio Ambiente cria pomar no Morro da Formiga

Dia Mundial da Árvore
 

Para comemorar o Dia Mundial da Árvore (21/09), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do programa Mutirão Reflorestamento, inaugura nesta terça, às 10h, o primeiro Pomar Comunitário que será implantado e mantido pela equipe do mutirão e pelos moradores do Morro da Formiga, na Tijuca. 

O secretário Municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito, Carlos Muniz, plantará a primeira muda dando início ao projeto. As 450 mudas de várias espécies nativas (goiaba, acerola, jabuticaba, pitanga, cajá etc) serão plantadas a fim de formar um lindo pomar, cujo consumo será disponibilizado para a própria comunidade, quando as árvores estiverem dando frutos – tempo este que varia entre as espécies. 

Numa área de cerca de 7.200 m², a Secretaria vai implantar, ensinar e acompanhar os moradores em todo o processo de plantio (inclusive cedendo as mudas e os equipamentos), além de ajudar a comunidade a fazer a manutenção do serviço. 

Os critérios de escolha do local na comunidade para a implantação do pomar foram feitos baseados em vistorias nas várias áreas de reflorestamento. E a que apresentou ter maior dano no solo para ser reflorestada, ou seja, local em que a comunidade usava para fazer criação de animais, depositar e queimar lixo, foi a parte alta no entorno do Morro da Formiga. 

Técnicos da Secretaria continuarão a fazer novas vistorias para verificar se existem outras áreas com as mesmas condições para receber o projeto "Pomar Comunitário". Durante o evento, o Centro de Educação Ambiental estará presente com material didático para realizar atividades e ações de cunho sócio-ambientais junto à população.

 

 

Fonte: Pref Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.