Início Plantão Brasil Ministério da Integração abre inscrições para capacitar 2 mil agentes de Defesa...

Ministério da Integração abre inscrições para capacitar 2 mil agentes de Defesa Civil

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, abriu inscrições para a terceira edição do Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil. As aulas do curso, que é gratuito, serão ministradas na modalidade de ensino à distância (EAD) para Agentes da Defesa Civil. São duas mil vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro. As aulas vão de 11 de março a 10 de maio de 2013.

 

O eixo central da capacitação é a realização de atividades baseadas em leitura de textos, complementada por vídeo-aulas, exercícios e fóruns de discussão sobre Defesa Civil e ações de redução de riscos de desastres.

 

 

A metodologia adotada é baseada no processo de ensino-aprendizagem, com foco na construção do conhecimento por meio da troca de experiências e práticas de cada participante.

 

Para o coordenador geral de Prevenção e Preparação do Ministério da Integração Nacional, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, “o ensino à distância permite que a Secretaria Nacional de Defesa Civil atinja um grande número de pessoas que não teriam acesso ao ensino presencial”. Ele adiantou, ainda, que o curso dispõe de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no qual o aluno tem acesso ao conteúdo. O curso também irá oferecer aos agentes duas teleconferências; vídeo-aulas; um livro-texto digital (em formato PDF), além de serviço de tutoria.

 

O curso vai abordar os seguintes temas: Defesa Civil no Brasil; Sistema Nacional de Defesa Civil; Ciclo de Gestão de Defesa Civil; Estudo dos Desastres; e Implantação e Operacionalização de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

 

Esta terceira edição é promovida em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inscrições: http://www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/dc/2/.

Ministério da Integração Nacional